Terraplanista fez uma viagem e percebeu que a Terra é redonda. “Foi como um desgosto de amor”

9

// Si2 / Deviant Art

A Sociedade da Terra Plana, por Si2

O YouTuber brasileiro Leandro Batista converteu-se à Terra redonda depois de ter visto o Sol da meia-noite na Noruega.

Inesperadamente, Leandro Batista, o influente youtuber brasileiro de 36 anos conhecido pela defesa fervorosa da teoria da Terra plana, mudou radicalmente de opinião após uma viagem à Noruega.

Batista, que acumulou 140 mil seguidores no seu canal “Inteligência Natural”, embarcou em julho do ano passado numa jornada financiada pelos próprios seguidores para provar as suas crenças terraplanistas — mas acabou por voltar convicto de que afinal a Terra é redonda.

A mudança ocorreu após Batista testemunhar o fenómeno do Sol da meia-noite, um evento natural que desafia as premissas do terraplanismo. Este fenómeno, observável nas regiões polares durante certas épocas do ano, mostra o Sol acima do horizonte durante 24 horas, algo incompatível com o modelo de Terra plana.

Antes da viagem, Batista era um crítico das evidências científicas sobre o formato do planeta, promovendo teorias da conspiração que negam a esfericidade da Terra. No entanto, a experiência direta com o Sol da meia-noite na Noruega fê-lo reconsiderar as suas crenças e adotar uma postura baseada na ciência.

Ao voltar ao Brasil, Batista fez um anúncio no seu canal, declarando o abandono da teoria da Terra plana e assumindo o compromisso de desfazer o mal-entendido que promoveu durante anos, explica a BBC.

“Não tem como a Terra ser plana. Para mim foi como uma desilusão amorosa, sabe? Aquela paixão da adolescência em que se gosta de uma menina, se sente febre de tão apaixonado e de repente ela dá um ‘toco’ e o seu mundo desaba. O Sol da meia-noite cortou a minha paixão pela Terra plana”, afirmou.

O terraplanismo, embora continue a ser um movimento marginal, tem ganhado visibilidade nas redes sociais e no YouTube, atraindo seguidores que, muitas vezes, estão dispostos a aceitar diversas teorias da conspiração.

Especialistas alertam para os perigos desse tipo de crença, que, além de desacreditar a ciência, pode estimular atitudes antidemocráticas e prejudicar a saúde pública.

Leandro Batista enfrenta agora o desafio de convencer os seus seguidores da verdade científica, enquanto lida com críticas e a perda de 10 mil subscritores.

O YouTuber vai agora fazer uma viagem à Antártida para documentar o Sol da meia-noite no hemisfério sul, numa tentativa de fornecer mais provas contra o terraplanismo.

ZAP //

9 Comments

  1. Isto é o resultado do “analfabetismo”, mais o poder da Internet dar voz aos “Idiotas “. Antigamente estas crenças não eram mais que conversas de café. Com a influência que este indivíduo tem,
    quantos terraplanistas ele criou? Hoje os terraplanistas são milhões por todo o mundo. Hoje quem tem a voz, não são os cientistas. São os pseudocientistas. Aqueles que percebem tudo e sabem tudo A espécie humana está a regredir.

  2. Existem fotografias da Terra tiradas do espaço desde a década de 1960.
    Isto apenas confirma que um atrasado mental pode ser influencer. Pelo que tenho visto, a maioria não são atrasados mentais, mas são profundamente ignorantes.

  3. É estranho pensar que passados milhares de anos de evolução e com tanta informação disponível para todos, surja uma tal quantidade de grunhos que, sendo ignorantes, decidem compartilhar a sua ignorância com outros grunhos ávidos de desconhecimento. Na verdade até se percebe. É muito mais fácil “desfazer” argumentos científicos com pseudo-ciência do que estudar assuntos a fundo para a fazer avançar o conhecimento científico.

  4. Tem mais duas coisas em que os seres humanos precisam parar de crer: Deus e democracia.
    Deus é só um dilema inexplicável que o ser humano inventou para justificar todos os outros dilemas inexplicáveis.
    A democracia não passa de uma concorrência infantilizada para preenchimento de cargos públicos. Ela é uma competição, não uma solução.
    Acreditar que uma gincana de cargos públicos ou uma entidade imaginária vão resolver os problemas do mundo é falta de inteligência, pra não dizer coisa pior.

  5. Coitada dessa gente!!!
    Não é apenas uma questão de ignorância, aliás há questões deste género que até os ignorantes compreendem. O problema é bem mais grava: é a incapacidade de pensar e de ver…

  6. Será que ele acredita que o homem foi na lua; ou vai fazer uma vaquinha pra embarcar na proxima expedicao tripulada em. 2027? Certamente vai voltar vendendo terreno de lá..

  7. Terraplanista. Grande golpaça para viajar de borla.
    Quanto ao comentário contra a democracia: Este é o único regime político conhecido que permite que se publicitem coisas dessas (contra próprio regime). Na democracia, mesmo os argumentos mais pobres têm espaço e até dão a alguns a esperança de serem grandes cientistas. Mas a democracia é exigente, pois obriga-nos a usar a inteligência para separamos a lógica do bem da lógica do mal. Talvez estejamos a falhar nisso, mas é temporário.

  8. @Fabian Balbinot
    Caro Fabian,
    Em vez da democracia, acordamos em ser eu a mandar. Pode ser?
    E a minha primeira determinação é que todas as pessoas com nome Balbinot sejam fechadas numa cela sem luz natural, a pão e água, até aceitarem concordar com a democracia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.