/

Grandes terramotos associados ao padrão matemático da Escada do Diabo

2

Um pouco por todo o mundo, o aparecimento de grandes terramotos rasos parece seguir um padrão matemático, conhecido como “Escada do Diabo”.

Segundo este padrão matemático, os grupos de eventos sísmicos são separados por longos, mas irregulares, intervalos de silêncio sísmico.

A descoberta publicada, este mês, no Boletim da Sociedade Sismológica da América difere do padrão previsto pela modelagem clássica de terremotos, que sugere que terremotos ocorreriam periodicamente ou quase periodicamente, dependendo dos ciclos de acumulação e libertação de stresse tectónico.

Os resultados desta investigação podem ter implicações na avaliação do risco sísmico. Por exemplo, descobriram que as grandes sequências de terremotos, de magnitude superior a 6.0, são “mais explosivas” do que o esperado, o que significa que agrupar terremotos ao longo do tempo resulta numa maior probabilidade de se repetirem eventos sísmicos em breve após um grande terremoto, escreve a Europa Press.

A Escada do Diabo é demonstrada por sistemas dinâmicos não lineares, nos quais uma mudança em qualquer lugar pode afetar o comportamento de todo o sistema. É com base nisto que os cientistas alertam que devemos ser cautelosos ao avaliar um evento ‘atrasado’ só porque o tempo medido desde o evento anterior passou por um tempo médio de recorrência.

“Eu deparei-me com este tema há alguns anos, quando li sobre o estudo de dois investigadores da UCLA sobre o padrão temporal de um conhecido serial killer, Andrei Chikatilo, que matou pelo menos 52 pessoas de 1979 a 1990 na antiga União Soviética”, começou por explicar o coautor do estudo Mian Liu.

“O padrão temporal dos seus assassinatos é a Escada do Diabo. Os investigadores estavam a tentar entender como a mente do criminoso funcionava, como os neurónios se estimulam no cérebro. Fiquei intrigado porque percebi que os terramotos funcionam da mesma forma“, acrescentou.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.