/

Arqueólogos encontraram em Jerusalém evidências de um terramoto citado na Bíblia

Arqueólogos realizaram escavações no City of David National Park, em Israel, e descobriram vestígios dos estragos provocados por um terramoto citado na Bíblia.

Uma equipa de arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriu, recentemente, vários vasos partidos que despertaram a sua curiosidade em Jerusalém, Israel. Ao The Jerusalem Post, Joe Uziel e Ortal Chalaf explicaram que esta “dramática camada de destruição” os levou a questionar a causa.

Entre os sinais de destruição desenterrados, estavam artefactos partidos datados do século VIII a.C., como recipientes, utensílios de cozinha, tigelas e lâmpadas, que foram destruídos quando um edifício desabou.

Depois desta descoberta, a equipa de arqueólogos investigou referências a terramotos na Bíblia e encontraram duas peculiares – no Livro de Amós e no Livro de Zacarias. Ambas mencionam um terramoto num momento que coincide com os restos escavados.

O primeiro versículo do Livro de Amós, por exemplo, diz: “As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terramoto.”

O Livro de Zacarias, escrito cerca de 200 anos depois, também lembra o evento: “Fugireis pelo meu vale entre os montes, porquanto ele se estenderá até Azel. E fugireis do mesmo modo como fugistes de diante do terremoto, nos dias de Uzias, rei de Judá.”

O reinado de Uzias de Judá foi datado do século VIII a.C..

“A combinação entre o que descobrimos em campo e a descrição bíblica fez-nos concluir que o terramoto que atingiu Israel durante o reinado de Uzias, rei de Judá, também chegou à capital Jerusalém”, remataram os arqueólogos.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.