Terramoto abala sul de Espanha

Um sismo com magnitude de 6,3 na escala de Richter abalou esta manhã o sul de Espanha e o norte de África, com principal incidência na cidade de Melilla.

O sismo, de magnitude 6,1 segundo o Centro Geológico dos EUA  mas de 6,3 de acordo com o Instituto Nacional Geográfico espanhol, atingiu esta manhã o sul de Espanha.

O terramoto foi sentido com maior intensidade em Melilla mas também noutros pontos do país como Andaluzia, Ceuta, Múrcia e Madrid.

Depois do sismo principal, que levou muitos habitantes de Melilla a sair às ruas, sucederam-se várias réplicas, com magnitude entre 2,9 e 4,6 graus.

O sismo deixou 26 pessoas com ferimentos ligeiros – traumatismos, cortes e outras lesões – tendo sido acompanhadas no serviço de Urgências do Hospital de Comarca de Melilla.

Registaram-se alguns danos materiais, sobretudo em Melilla, onde algumas fachadas de edifícios ficaram danificadas. Os bombeiros tiveram de evacuar algumas casas, por receio de desabamentos, e as escolas estão encerradas.

Também afetou o normal funcionamento da administração local da cidade, sobretudo devido aos danos no Palácio da Assembleia, agora com buracos no interior do edifício e nas torres da parte central da fachada.

A linha de emergências 112 recebeu mais de 400 chamadas de toda a Andaluzia, denunciando que o sismo foi sentido em toda a região.

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.