Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos.

Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa simples. Desde que a National Geographic Society passou a mapear o planeta em 1915, apenas quatro oceanos haviam sido confirmados: Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.

Apesar de o Oceano Antártico ter sido informalmente divulgado pela comunidade científica ao longo dos últimos 100 anos, somente a 8 de junho deste ano é que a instituição reconheceu oficialmente as águas ao redor da Antártida como o quinto oceano do planeta.

O reconhecimento do Oceano Antártico como um oceano único é uma discussão que já dura há algum tempo, recorda o Live Science.

Quando a Organização Hidrográfica Internacional (OHI, sigla em inglês) foi criada em 1921, a instituição referiu-se às águas ao redor da Antártida como um corpo distinto, mas, em 1953, mudou de ideias. No entanto, desde então, cientistas e organizações comerciais passaram a referir-se àquelas águas geladas do polo sul como Oceano Antártico.

Os membros da Administração Oceânica Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) já reconhecem as águas como o quinto oceano desde 1999. Foi aí, inclusive, que o Conselho de Nomes Geográficos dos Estados Unidos aprovou o nome Oceano Antártico.

O geógrafo Alex Tait, da National Geographic Society, disse que este oceano é reconhecido pelos cientistas há muito tempo, mas, como nunca houve um acordo internacional, nunca foi reconhecido oficialmente.

“É uma espécie de ‘nerdice’ geográfica em alguns aspetos”, ironiza. Para os especialistas, o reconhecimento oficial do Oceano Antártico pode surtir um efeito positivo na educação científica das crianças.

Segundo o geógrafo, os estudantes podem aprender muita coisa sobre o mundo ao estudarem oceanos, especialmente o Antártico.

Ao contrário dos outros quatro oceanos, o Antártico é definido não apenas pelo continente próximo a ele, mas especificamente pela Corrente Circumpolar Antártica (ACC), uma corrente oceânica fria que envolve a Antártica e que caracteriza a maior parte deste oceano.

A ACC “puxa” a água quente dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e forma uma “corrente transportadora” que distribui as águas quentes ao redor do mundo, enquanto as águas mais frias favorecem o armazenamento de carbono nas profundezas do oceano. Não é à toa que milhares de espécies marinhas vivem nas águas férteis do ACC.

O reconhecimento oficial do Oceano Antártico é mais uma questão de detalhe, pois, ao longo das últimas décadas, essas águas só se confirmaram ainda mais distintas e importantes para o Oceano Global.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

    • Eu já aprendi o mesmo nos anos 80.
      Não sei qual é a dúvida desta malta…
      Talvez sejam os mesmos que dizem que existem mais de dois sexos e depois chegam á conclusão de que afinal…

      • Eu aprendi os 5 oceanos na escola nos anos 70.

        (mas já o artigo diz que é uma “nerdice” esta falta de reconhecimento oficial, que dura há 100 anos, visto que há pelo menos 100 anos que se fala de Oceano Antártico)

    • Leiam o texto, por favor.

      “Apesar de o Oceano Antártico ter sido informalmente divulgado pela comunidade científica ao longo dos últimos 100 anos, somente a 8 de junho deste ano é que a instituição reconheceu oficialmente as águas ao redor da Antártida como o quinto oceano do planeta.

      O reconhecimento do Oceano Antártico como um oceano único é uma discussão que já dura há algum tempo, recorda o Live Science.”

    • Por cá “sempre” foram 5 oceanos (e bem) mas, por exemplo nos EUA ainda há pouco (se calhar ainda hoje!) só ensinavam 4 oceanos nas escolas.

  1. E se a terra for plana, quer dizer que os oceanos são como aquelas piscinas “infinitas”, em que a água em excesso escorre pela borda?

    • Não seja tonto … toda a gente sabe que nas extremidades está colocado um sistema de recuperação e filtração de águas … afinal a água não é um bem infinito e tem de ser recuperada, além disso, não se poderia deixar a água cair, até porque poderia escorrer para cima do Sol quando este passa por baixo da terra e eventualmente apagar-lo 😉

      Temos de confiar que os gajos pensaram em tudo!!!

  2. Os americanos em termos científicos são muito bons e muito maus. A National Geographic Society (NGS) não é um órgão internacional e portanto não tem competência para fazer o “reconhecimento oficial” de coisa nenhuma.
    Nós, portugueses, há muito que consideramos que o Oceano Glacial Antárctico é um corpo de água com características próprias. A NGS até pretende dar-lhe outro nome…
    Finalmente, já repararam que enquanto nós consideramos que a América é um único continente, nos EUA consideram que há dois continentes, a América do Norte e a América do Sul?… Ridiculo.

  3. Então, porque não querem ser americanos do sul, igual aos europeus, os do norte, são europeus do norte, os do sul são europeus do sul, os continentes e os oceanos, era uma confusão quando andei na escola nos anos 70 a professora dizia uma coisa no livro dizia outra.

RESPONDER

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …

Tribunal de Justiça da UE retira imunidade parlamentar a Puigdemont

O Tribunal de Justiça da União Europeia retirou, esta sexta-feira, a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí. Na sentença proferida esta …

Ana Gomes doa 31 mil euros que sobraram das Presidenciais para apoiar jornalismo independente

A ex-candidata à Presidência da República informou, esta sexta-feira, que decidiu entregar os donativos que sobraram da campanha à Associação "Continuar para Começar", para promover o jornalismo de investigação independente. Numa carta dirigida aos presidentes da …

Mais 14 mortes e 2595 casos de covid-19. País saiu da zona vermelha

Portugal registou, esta sexta-feira, mais 14 mortes e 2595 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2595 novos …

Madeira não segue passos do continente. Adoção de medidas menos restritivas posta de lado

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, sublinhou que vai manter as medidas atualmente em vigor, "que são analisadas e monitorizadas semanalmente". O presidente do Governo da Madeira disse, esta quinta-feira, que a região …