Termómetros podem passar dos 40°C no fim de semana

O tempo quente vai marcar o fim de semana e prolongar-se até quarta-feira, com as temperaturas máximas a variar entre 32 e 42 graus e as mínimas a ultrapassar os 20, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Maria João Frada, do IPMA, disse que a partir de sábado as temperaturas máximas e mínimas vão subir na generalidade do território devido a uma massa de ar quente e tropical vinda do norte de África.

“Hoje é ainda um dia fresco com muita nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, mas a partir de sábado regressa o tempo quente e é um cenário previsível até segunda, terça ou mesmo quarta-feira“, disse.

De acordo com Maria João Frada, o vento vai rodar para o quadrante leste e transportar uma massa de ar quente e seca do interior da Península Ibérica e do norte de África.

“Esta massa de ar tropical vai dar origem a um episódio de tempo quente na generalidade do território com máximas a variar entre 32/34 e os 40/42 graus em alguns locais, com exceção das terras altas”, disse.

A meteorologista adiantou também que as noites vão ser tropicais, variando entre os 20 e os 25 graus, com exceção das terras altas.

“O vento será em geral fraco, soprando temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e de sueste na costa sul do Algarve”, salientou.

De acordo com Maria João Frada, este episódio de tempo quente terá início nas regiões do interior, afetando as regiões do litoral a partir de sábado.

Aviso amarelo

O IPMA emitiu um aviso amarelo para os 18 distritos de Portugal continental devido ao tempo quente no fim de semana, com persistência de valores elevados das temperaturas mínimas e máximas.

O aviso amarelo para o continente vai estar em vigor entre as 13h de sábado e as 07h de domingo. Emitiu também um aviso laranja para as regiões montanhosas da ilha da Madeira na sexta-feira e sábado.

Na quarta-feira, o IPMA adiantou em comunicado que o arquipélago da Madeira vai estar entre sexta-feira e terça-feira da próxima semana sob a influência direta de uma massa de ar tropical continental, quente e seco.

O arquipélago da Madeira encontra-se sob aviso amarelo desde as 04h de hoje e até às 17h de sábado, também devido ao tempo quente.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Liveblog Autárquicas. PSD conquista Aveiro com maiora absoluta, Isaltino ganha Oeiras

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …