Termómetros podem passar dos 40°C no fim de semana

O tempo quente vai marcar o fim de semana e prolongar-se até quarta-feira, com as temperaturas máximas a variar entre 32 e 42 graus e as mínimas a ultrapassar os 20, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Maria João Frada, do IPMA, disse que a partir de sábado as temperaturas máximas e mínimas vão subir na generalidade do território devido a uma massa de ar quente e tropical vinda do norte de África.

“Hoje é ainda um dia fresco com muita nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, mas a partir de sábado regressa o tempo quente e é um cenário previsível até segunda, terça ou mesmo quarta-feira“, disse.

De acordo com Maria João Frada, o vento vai rodar para o quadrante leste e transportar uma massa de ar quente e seca do interior da Península Ibérica e do norte de África.

“Esta massa de ar tropical vai dar origem a um episódio de tempo quente na generalidade do território com máximas a variar entre 32/34 e os 40/42 graus em alguns locais, com exceção das terras altas”, disse.

A meteorologista adiantou também que as noites vão ser tropicais, variando entre os 20 e os 25 graus, com exceção das terras altas.

“O vento será em geral fraco, soprando temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde e de sueste na costa sul do Algarve”, salientou.

De acordo com Maria João Frada, este episódio de tempo quente terá início nas regiões do interior, afetando as regiões do litoral a partir de sábado.

Aviso amarelo

O IPMA emitiu um aviso amarelo para os 18 distritos de Portugal continental devido ao tempo quente no fim de semana, com persistência de valores elevados das temperaturas mínimas e máximas.

O aviso amarelo para o continente vai estar em vigor entre as 13h de sábado e as 07h de domingo. Emitiu também um aviso laranja para as regiões montanhosas da ilha da Madeira na sexta-feira e sábado.

Na quarta-feira, o IPMA adiantou em comunicado que o arquipélago da Madeira vai estar entre sexta-feira e terça-feira da próxima semana sob a influência direta de uma massa de ar tropical continental, quente e seco.

O arquipélago da Madeira encontra-se sob aviso amarelo desde as 04h de hoje e até às 17h de sábado, também devido ao tempo quente.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …