Terminal do Barreiro já não vai avançar. Violava as leis ambientais

Ross Setford / EPA

A construção do terminal do Barreiro já não vai avançar, seguindo assim o parecer desfavorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A confirmação foi dada pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação em comunicado enviado às redações.

“A Agência Portuguesa do Ambiente emitiu recentemente uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável sobre o projeto para o novo Terminal do Barreiro. O Governo respeitará essa decisão e, como tal, o Terminal do Barreiro não avançará“, lê-se no esclarecimento divulgado esta quinta-feira pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

Segundo o parecer da APA, citado pela TSF, há sedimentos contaminados com mercúrio, arsénio, zinco, cobre, chumbo e compostos orgânicos que poderiam afetar gravemente o ambiente aquático.

A construção teria impactos significativos nos sistemas ecológicos, violando o Regime jurídico da Reserva Ecológica Nacional. A APA adiantou ainda que as medidas de mitigação para resolver os problemas ambientais não seriam suficientes.

Assim, com esta decisão, aquela que seria um das maiores obras públicas previstas para os próximos anos em Portugal fica cancelada. De acordo com a revista Sábado, iriam ser investidos 500 milhões de euros na obra.

Ao contrário do que aconteceu com o projeto do aeroporto do Montijo, para o qual a APA emitiu uma Declaração de Impacte Ambiental favorável, embora condicionada – sugeriu medidas de mitigação -, neste caso, a construção foi chumbada.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.