Terceira dose da vacina do sarampo está apenas em estudo

Sanofi Pasteur / Flickr

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, esclareceu que no futuro, e depois de muita investigação, pode vir a ser necessária uma terceira dose da vacina do sarampo. “Mas agora não é”.

Depois de ter sido ouvida na Comissão da Saúde, nesta terça-feira, a pedido do PCP e do PS, Graças Freitas esclareceu ao Diário de Notícias que, neste momento, “as duas doses estão corretas, tanto aqui como em toda a Europa, Canadá, Estados Unidos, Austrália”.

No entanto, admite que esta situação pode mudar, já que “os vírus, as doenças e as vacinas são coisas que vão evoluindo”. Para já, frisou a diretora-geral da Saúde, não existe qualquer recomendação para uma terceira dose.

“Não há um único estudo científico ou recomendação internacional que aponte para a necessidade de uma terceira dose da vacina do sarampo. No futuro, depois de muitos estudos e muita investigação, pode vir a ser necessária, mas agora não é“, explicou.

Ao longo do surto de sarampo foram confirmados 86 casos, 80 dos quais já se encontram curados e a maioria com ligação ao hospital de Santo António, no Porto. Entre os infetados, 80% estavam vacinados com duas doses. “Estavam, portanto, completamente e muito bem vacinados”, afirmou na Comissão de Saúde.

A diretora-geral da Saúde explicou que todos os infetados desenvolveram uma “forma ligeira e modificada da doença“, mas não a transmitem. O que modificou foi o estado imunitário das pessoas, e não o vírus.

O caso zero, avançou Graças Freitas, ainda não está confirmado. “Temos três possíveis linhagens de caso zero”, adiantou, acrescentando que as investigações ainda estão a decorrer. Em relação às diferenças entre o atual surto e o de 2017, Graça Freitas explicou que o atual só atinge adultos jovens.

Ana Rita Cavaco, bastonária dos enfermeiros, denunciou, na comissão, o desperdício de centenas de vacinas devido a quebras de energia que desligam os frigoríficos e declarou ainda que existem ruturas no abastecimento destes fármacos em certas unidades do país.

Ao DN, Graça Freitas não comentou as declarações da bastonária, mas garantiu que não existe nenhuma rutura no país. “Se pontualmente falta alguma vacina é porque não é encomendada” pela unidade de saúde, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …