Terceira dose da vacina do sarampo está apenas em estudo

Sanofi Pasteur / Flickr

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, esclareceu que no futuro, e depois de muita investigação, pode vir a ser necessária uma terceira dose da vacina do sarampo. “Mas agora não é”.

Depois de ter sido ouvida na Comissão da Saúde, nesta terça-feira, a pedido do PCP e do PS, Graças Freitas esclareceu ao Diário de Notícias que, neste momento, “as duas doses estão corretas, tanto aqui como em toda a Europa, Canadá, Estados Unidos, Austrália”.

No entanto, admite que esta situação pode mudar, já que “os vírus, as doenças e as vacinas são coisas que vão evoluindo”. Para já, frisou a diretora-geral da Saúde, não existe qualquer recomendação para uma terceira dose.

“Não há um único estudo científico ou recomendação internacional que aponte para a necessidade de uma terceira dose da vacina do sarampo. No futuro, depois de muitos estudos e muita investigação, pode vir a ser necessária, mas agora não é“, explicou.

Ao longo do surto de sarampo foram confirmados 86 casos, 80 dos quais já se encontram curados e a maioria com ligação ao hospital de Santo António, no Porto. Entre os infetados, 80% estavam vacinados com duas doses. “Estavam, portanto, completamente e muito bem vacinados”, afirmou na Comissão de Saúde.

A diretora-geral da Saúde explicou que todos os infetados desenvolveram uma “forma ligeira e modificada da doença“, mas não a transmitem. O que modificou foi o estado imunitário das pessoas, e não o vírus.

O caso zero, avançou Graças Freitas, ainda não está confirmado. “Temos três possíveis linhagens de caso zero”, adiantou, acrescentando que as investigações ainda estão a decorrer. Em relação às diferenças entre o atual surto e o de 2017, Graça Freitas explicou que o atual só atinge adultos jovens.

Ana Rita Cavaco, bastonária dos enfermeiros, denunciou, na comissão, o desperdício de centenas de vacinas devido a quebras de energia que desligam os frigoríficos e declarou ainda que existem ruturas no abastecimento destes fármacos em certas unidades do país.

Ao DN, Graça Freitas não comentou as declarações da bastonária, mas garantiu que não existe nenhuma rutura no país. “Se pontualmente falta alguma vacina é porque não é encomendada” pela unidade de saúde, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é um dos 12 países que mais vão encolher nos próximos 80 anos

Há muito que nos habituámos a pensar que somos 10 milhões. Mas os nossos netos e bisnetos vão pensar em Portugal como o país dos seis milhões de habitantes. De acordo com as projeções das Nações …

Rebelião no PSD-Açores. "O partido não começa nem acaba com Rio"

Depois de João Mota Amoral figurar no oitavo lugar da lista da direção nacional do partido às europeias, o PSD-Açores confirmou que não vai fazer campanha. Além disso, Sabrina Furtado, secretária geral do PSD-Açores garante …

Vídeos da Momo causam pânico no Brasil

Pais e mães angustiados debateram intensamente, durante os últimos dias, vídeos infantis que teriam sido "invadidos" pela temida personagem Momo que, supostamente, ensinariam as crianças a usar objectos cortantes em casa para praticarem actos suicidas. Grupos …

Madeira chega a acordo com enfermeiros na recuperação do tempo de serviço

O governo regional da Madeira chegou a acordo com os enfermeiros. O pagamento da verba correspondente aos anos em que o tempo de serviço destes profissionais esteve congelado começa já em maio e prolonga-se até …

Entre a "revolução" e a "bomba eleitoral", Costa amuou

A redução no preço dos passes sociais, que está a ser apontada pelo PSD como uma "bomba eleitoral" do Governo socialista, marcou o debate quinzenal no Parlamento, com António Costa a defender-se, notando que a …

Centeno atira-se ao CDS e acusa-o de "aproveitamento político"

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, respondeu ao pedido de audição do CDS a propósito dos impostos europeus e aproveitou a oportunidade para atacar os centristas. Mário Centeno enviou uma carta ao Parlamento, nomeadamente à Secretaria …

PSD acusa Governo de baixar preços dos passes sem ter os transportes

O PSD acusou hoje o Governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto e sem aumentar os transportes, com o primeiro-ministro a responder que os sociais-democratas são simplesmente contra …

Venezuela, promessas e (muitos) elogios: Trump e Bolsonaro foram feitos um para o outro

Não faltaram sorrisos, elogios nem promessas de cooperação. Os Presidentes das duas maiores economias da América concentraram as atenções na Venezuela. Enquanto Trump prometeu dar apoio à entrada do Brasil na OCDE e na NATO, …

Proposta do PS sobre propaganda política só tem efeitos em 2020

O PS apresentou esta terça-feira um projeto de lei no Parlamento para "clarificar" qual a propaganda política que se pode fazer no período pré-eleições. No entanto, no que toca a 2019, as novas regras - a …

Abertura de barragens pode agravar tragédia em Moçambique. Búzi a horas de ser engolida

Depois do ciclone Idai, há duas novas ameaças na zona da Beira: a abertura das comportas de barragens no Zimbabué e as fortes chuvas que se aproximam. O Zimbabué admite vir a abrir as comportas das …