Terapia genética inovadora remove leucemia incurável de dois bebés

(dr) Great Ormond Street Hospital

Layla Richards está agora livre de cancro

Layla Richards está agora livre de cancro

Segundo um novo estudo britânico, dois bebés diagnosticados com uma forma agressiva e antes incurável de leucemia estão agora em remissão.

Os médicos afirmam que curaram os bebés usando uma técnica terapêutica chamada “design de células”. Esta é a primeira vez na história da medicina que um cancro é tratado (e potencialmente curado) usando células geneticamente modificadas do sistema imunológico de um dador.

A terapia foi apresentada num artigo publicado na revista Science Translational Medicine.

Em ambos os casos, os cientistas criaram um tipo de célula imune chamada de célula T para atacar as células cancerosas. Cada um dos bebés curados, com idade entre 11 e 16 meses, já tinha recebido muitos tratamentos anteriores, todos fracassados.

Um dos bebés envolvidos no estudo, Layla Richards, já foi notícia o passado, quando cientistas do Hospital Great Ormond Street, no Reino Unido, anunciaram que a menina – diagnosticada com cancro aos três meses de idade – tinha melhorado muito apenas alguns meses após o início do tratamento.

Na altura, no entanto, os cientistas hesitavam em dizer que Layla estava curada. Agora,  dizem que Layla está em remissão e que curaram um segundo bebé também, adicionando provas à eficácia da terapia.

Como funciona

O tratamento envolveu a recolha do sangue de dadores, o isolamento de células T imunes saudáveis e o uso de uma ferramenta de engenharia genética conhecida como TALENs para desactivar certos genes das células T que normalmente fariam com que elas fossem rejeitadas uma vez transplantadas em um paciente com leucemia.

As células T também foram manipuladas para atacar células cancerosas diretamente.

Tratamentos semelhantes têm sido altamente eficazes contra cancros do sangue em outros estudos, mas que usavam as células sanguíneas dos próprios pacientes. O uso de células doadas oferece o potencial para uma cura mais rápida e barata.

Alguns especialistas na área expressaram algum cepticismo sobre a terapia, uma vez que os bebés também receberam quimioterapia normal, e o estudo apresentado não separa definitivamente os efeitos dos dois métodos de tratamento.

Ainda assim, estes resultados iniciais são promissores – até porque, objectivamente, dois bebés parecem estar curados de um cancro que até agora tinha nunca tido cura.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …