Terapia genética inovadora remove leucemia incurável de dois bebés

(dr) Great Ormond Street Hospital

Layla Richards está agora livre de cancro

Layla Richards está agora livre de cancro

Segundo um novo estudo britânico, dois bebés diagnosticados com uma forma agressiva e antes incurável de leucemia estão agora em remissão.

Os médicos afirmam que curaram os bebés usando uma técnica terapêutica chamada “design de células”. Esta é a primeira vez na história da medicina que um cancro é tratado (e potencialmente curado) usando células geneticamente modificadas do sistema imunológico de um dador.

A terapia foi apresentada num artigo publicado na revista Science Translational Medicine.

Em ambos os casos, os cientistas criaram um tipo de célula imune chamada de célula T para atacar as células cancerosas. Cada um dos bebés curados, com idade entre 11 e 16 meses, já tinha recebido muitos tratamentos anteriores, todos fracassados.

Um dos bebés envolvidos no estudo, Layla Richards, já foi notícia o passado, quando cientistas do Hospital Great Ormond Street, no Reino Unido, anunciaram que a menina – diagnosticada com cancro aos três meses de idade – tinha melhorado muito apenas alguns meses após o início do tratamento.

Na altura, no entanto, os cientistas hesitavam em dizer que Layla estava curada. Agora,  dizem que Layla está em remissão e que curaram um segundo bebé também, adicionando provas à eficácia da terapia.

Como funciona

O tratamento envolveu a recolha do sangue de dadores, o isolamento de células T imunes saudáveis e o uso de uma ferramenta de engenharia genética conhecida como TALENs para desactivar certos genes das células T que normalmente fariam com que elas fossem rejeitadas uma vez transplantadas em um paciente com leucemia.

As células T também foram manipuladas para atacar células cancerosas diretamente.

Tratamentos semelhantes têm sido altamente eficazes contra cancros do sangue em outros estudos, mas que usavam as células sanguíneas dos próprios pacientes. O uso de células doadas oferece o potencial para uma cura mais rápida e barata.

Alguns especialistas na área expressaram algum cepticismo sobre a terapia, uma vez que os bebés também receberam quimioterapia normal, e o estudo apresentado não separa definitivamente os efeitos dos dois métodos de tratamento.

Ainda assim, estes resultados iniciais são promissores – até porque, objectivamente, dois bebés parecem estar curados de um cancro que até agora tinha nunca tido cura.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …