Ter plantas em casa ajuda a travar o cancro

Se não tem plantas em casa, considere. As plantas de interior e paredes verdes ajudam a purificar e remover toxinas cancerosas do ar.

A descoberta cabe a Fraser Torpy, da Universidade de Tecnologia de Sidney, e à Ambius, firma que cria soluções paisagísticas que com ele colaborou. Juntos descobriram que a parede verde da empresa — que contêm uma grande variedade de plantas interiores — elimina, em apenas 8 horas, 97% da maioria das substâncias tóxicas no ar envolvente.

“Sabemos que a qualidade do ar interior é frequente e significativamente pior do que a qualidade do ar exterior, o que tem impacto na saúde física e mental. Mas as boas notícias são que este estudo mostrou que algo tão simples como ter plantas dentro de casa pode fazer uma diferença enorme”, afirma, segundo a Tech Explorist, o diretor-geral da Ambius Johan Hodgson.

Depois de muitos estudos provarem que as plantas interiores têm a capacidade de remover contaminantes aéreos interiores, esta é a primeira vez que se vê com bons olhos o potencial das plantas na limpeza de vapores petrolíferos, uma das maiores fontes de substâncias perigosas em todos os edifícios.

Os edifícios têm muitas vezes ligação direta a estacionamentos de veículos, o que aumenta a infiltração de substâncias tóxicas em espaços residenciais.

Respirar essas substâncias pode provocar vários sintomas e doenças crónicas, entre as quais o cancro e a asma.

“As plantas não só removem a maioria dos poluentes do ar numa questão de horas, como removem a maioria dos poluentes relacionados com petróleo do ar com mais eficácia”, avisam os investigadores, que consideram surpreendentes os resultados.

“Também descobrimos que quanto maior for a concentração de toxinas no ar, mais rápida e eficaz é a remoção das toxinas por parte das plantas, o que mostra que estas se adaptam às condições em que crescem”, dizem.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.