Ter os dentes tortos contribui para a má postura e o mau equilíbrio

Há uma relação entre ter os dentes tortos e uma má postura corporal. A conclusão foi retirada por dois estudos científicos feitos na Europa que apuraram que a oclusão dentária está relacionada com o controle da postura e do equilíbrio.

A oclusão dentária é o contacto entre os dentes de cima e os de baixo quando se fecha a boca e pode envolver problemas como falhas entre os dentes, apinhamento [de dentes], mordidas cruzadas ou falta de dentes.

Vários estudos apuraram já que os problemas dentários têm consequências negativas, e agora uma pesquisa concluiu mesmo que as infecções dentárias agravam o risco de doenças cardíacas.

Agora, investigações feitas no Departamento de Psicologia da Universidade de Barcelona, em Espanha, e na Universidade de Innsbruck, na Áustria, constataram que a má oclusão dentária está também relacionada com a postura e com o equilíbrio corporais.

Os investigadores apuraram que “as alterações no alinhamento dos dentes estavam relacionadas com um controle mais fraco do equilíbrio estático“, revela o Alpha Galileo.

Os estudos permitiram ainda concluir que o equilíbrio melhorou com a correcção da má oclusão dentária e que esta tinha um maior impacto no controle da postura quando os sujeitos estavam cansados.

“Quando os sujeitos estavam cansados, os seus equilíbrios pioraram, tanto em condições estáveis como instáveis. Sob condições estáticas, o factor que teve o maior impacto no desequilíbrio foi a fadiga”, salienta a investigadora da Universidade de Barcelona, Sonia Julià-Sánchez.

“Em contraste, foi observada uma relação significativa entre a exaustão e a oclusão dentária sob condições de máxima instabilidade”, acrescenta Julià-Sánchez.

Julià-Sánchez recomenda assim, que é importante “corrigir a oclusão dentária para melhorar o controle da postura e desse modo, prevenir possíveis quedas e instabilidade devido à falta de resposta do sistema motor”.

Em artigo publicado na revista Neuroscience Letters, os investigadores salientam que a “oclusão dentária influenciou fortemente o controle do equilíbrio em situação de fadiga”, mas que a relação entre estes dois factores “continua por esclarecer”.

Vários investigadores têm-se até agora focado na relação entre o sistema estomatognático – que nos permite comer, mastigar, engolir, falar e sorrir – e o controle da postura e parece evidente que há um “elo neuro-fisiológico” entre ambos, segundo se atesta no texto de divulgação do estudo no Alpha Galileo.

“Há uma influência recíproca entre o nervo trigémeo e o núcleo vestibular – que são responsáveis pelas funções mastigatórias e pelo controle do equilíbrio, respectivamente -, bem como entre os músculos da mastigação e do pescoço”, destacam os investigadores.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …