Infecções dentárias agravam risco de doenças cardíacas

As pessoas que têm infecções na raiz dos dentes tornam-se mais propensas a sofrerem doenças cardíacas. A conclusão é de um estudo realizado na Finlândia que associa este tipo de inflamações que não causam dor com os problemas de saúde nas artérias coronárias.

A investigação, realizada na Universidade de Helsínquia, na Finlândia, apurou que “a síndrome coronária aguda é 2.7 vezes mais comum entre pacientes com dentes não tratados e a precisarem de tratamento do canal radicular do que entre pacientes sem este problema”, salienta o investigador John Liljestrand no comunicado divulgado no site Alpha Galileo.

As infecções na ponta da raiz dentária são muito comuns e geralmente, sem sintomas, pelo que só são detectadas muitas vezes de forma acidental, graças a um exame de Raio-X.

As cáries são a causa mais frequente destas inflamações, também conhecidas como periodontites apicais, que resultam da reacção do sistema imunitário à presença de micróbios infecciosos na polpa dentária.

No estudo publicado no Journal of Dental Research, os investigadores do Departamento de Doenças Orais e Maxilofaciais da Universidade de Helsínquia, que trabalharam com o Centro do Coração e do Pulmão do Centro do Hospital Universitário da cidade finlandesa, explicam que foram analisados 508 pacientes com sintomas cardíacos e com idade média de 62 anos.

As artérias coronárias destes pacientes foram avaliadas através de angiografias e constatou-se que 33% tinham síndrome coronário agudo, enquanto 31% não apresentavam esse problema.

Os dentes destes elementos foram analisados através de tomografias panorâmicas e cerca de 58% sofriam de uma ou mais lesões inflamatórias.

As conclusões levam os autores do estudo a considerar que o “tratamento do canal radicular de um dente infectado pode reduzir o risco de doença cardíaca”, embora sublinhem que é preciso estudar mais o assunto.

Esta não é a primeira vez que uma investigação faz uma associação entre as infecções orais e doenças cardíacas.

A periodontite, a inflamação dos tecidos em torno dos dentes, já foi apontada noutras pesquisas como um factor de risco da doença da artéria coronária e também da diabetes.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu o autor argentino Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …

IGAI. Oito elementos do SEF com processos disciplinares pela morte de ucraniano

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai instaurar oito processos disciplinares a elementos do SEF na sequência do inquérito que apurou as circunstâncias da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa. Além dos oito …

Disney vai despedir 28 mil trabalhadores nos EUA devido ao "impacto prolongado da covid-19"

A Disney anunciou que vai despedir cerca de 28 mil trabalhadores dos seus parques de diversão, cruzeiros e outros eventos nos Estados Unidos devido à crise financeira causada pela pandemia de covid-19. A covid-19 chegou e …

OE2021: IVA gasto em alguns setores vai poder ser recuperado nas compras seguintes

O IVA suportado pelos consumidores em serviços ou produtos dos setores mais afetadas pelo impacto da pandemia vai poder ser recuperado nas compras seguintes realizadas nos mesmos setores, disse o ministro Pedro Siza Vieira. Em causa …

Temeu-se uma explosão em Paris. Mas foi "apenas" um caça a quebrar a barreira do som

Um avião militar que ultrapassou a barreira do som provocou esta quarta-feira o receio de que tivesse ocorrido uma explosão em Paris, já que o barulho foi ouvido em grande parte da capital francesa e …