Ter gatos aumenta o risco de esquizofrenia

 

mariposavet / Flickr

-

Mantenha o seu gato sempre em casa – e limpe-lhe a areia diariamente.

Parece haver uma relação clara entre ter gatos em criança e o risco de se poder sofrer de uma doença mental no futuro. É o que revela o estudo levado a cabo por dois investigadores que consideram que essa associação é particularmente “esmagadora” no caso da esquizofrenia.

O estudo, publicado no jornal Schizophrenia Research, revela que há uma ligação directa entre a esquizofrenia e um parasita que existe habitualmente nas fezes dos gatos.

O parasita em causa é o Toxoplasma gondii, ou T. gondii, que causa infecções em mamíferos e pássaros e que no ser humano provoca a toxoplasmose, uma doença infecciosa à qual não estão associados sintomas.

Assim, a maioria das pessoas nem sabe que sofre ou já sofreu deste problema, a não ser quando os seus sistemas imunitários estão mais indefesos.

Segundo o Science Recorder, no ser humano, a toxoplasmose assume riscos elevados para o feto, sendo uma doença que se torna particularmente perigosa quando se verifica durante a gravidez.

Mas, se fisicamente o T. gondii parece ser bastante inofensivo para a maioria das pessoas, psiquicamente pode ser bastante pernicioso, conforme apuraram os investigadores Robert H. Yolken, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, e E. Fuller Torrey, do Instituto de Pesquisa Médico Stanley.

Estes dois investigadores compararam um estudo nunca publicado sobre a doença mental, datado de 1982, e dois estudos posteriores que encontraram um elo entre a exposição prolongada de crianças a gatos e o desenvolvimento de doenças mentais como a esquizofrenia e a desordem bipolar.

“Na esquizofrenia, as provas de uma ligação com o T. gondii são esmagadoras”, concluem os investigadores.

Esta pesquisa vem corroborar uma outra, realizada por cientistas do Centro Médico Académico de Amesterdão, na Holanda, que analisaram 50 estudos prévios e confirmaram a mesma ligação.

Apesar disso, os investigadores tratam de notar que não precisa de se livrar do gato que tem em casa, caso tenha crianças também.

“As crianças podem ser protegidas mantendo-se os gatos sempre dentro de casa e cobrindo sempre a caixa de areia quando não está a ser usada”, explica E. Fuller Torrey em declarações à CBS News.

O investigador recomenda também que se mude a areia da caixa diariamente, uma vez que o T. gondii só se torna infeccioso um a cinco dias depois de o gato defecar.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma noticia ruidosa para levar ao abandono dos animais, conheço alguns esquizofrénicos que nunca conviveram com gatos , nem com outros animais, os seres humanos são os seus piores inimigos.

    • Concordo plenamente com o seu comentário Carla, uma notícia sem nexo nenhum que a meu ver é mais um incentivo para as pessoas abandonar animais. O verdadeiro monstro aqui é o ser humano!

    • Perfeitamente de acordo! Até penso que é o momento ideal, em que os portugueses vão para férias e abandonam os animais. Impressionate!

    • Bem dito. Conheço muita gente que tem gatos, muitos gatos, e não sofrem de esquizofrenia, nunca sofreram e são absolutamente saudáveis!

  2. Mais uma campanha contra os gatos feita por ESQUIZOFRÉNICOS.
    Todos temos um pouco de esquizofrénico senão vejamos…

    Os seguintes são sinais precoces de alarme para a esquizofrenia:

    Isolamento social e deixar de passar muito tempo com pessoas da mesma idade;
    Perda de memória, por exemplo esquecer-se onde as coisas foram colocadas;
    Alterações da percepção: quando os objectos mudam de forma ou de cor;
    Paranóia: pensam que alguém está a falar acerca delas e que as coisas estão a ser feitas “nas suas costas”;
    Preocupação extrema com religião, filosofia, o paranormal, etc.; ou mesmo tornar-se membro de uma seita ou culto;
    Alterações do pensamento: argumentos incoerentes, ilógicos ou demasiadamente abstractos;
    Dificuldade em manter a atenção: distrair-se com facilidade;
    Tristeza ou depressão;
    Agressividade, irritabilidade ou hostilidade inesperada;
    Falta de energia;
    Falta de prazer nas actividades que lhe eram habituais;
    Perturbações do sono: muitas não conseguindo dormir noites seguidas;
    Medo, tremor das mãos ou voz trémula;
    Perda de apetite, ou apetite voraz;
    Descuido na higiene pessoal
    Há tanto esquizofrénico que não gosta de gatos ou de outro animal qualquer…
    Agora estão sempre a aparecer iluminados que julgam saber tudo e que tem solução para tudo…

  3. Aqui a equipa do ZAP está a ficar especialista em noticias parvas.
    Será que não é suficiente as altas taxas de abandono dos animais, ainda por cima nesta altura de entrada no verão?
    Querem ajudar à ‘causa’, é?

  4. Tretas! Tenho um gato e sou perfeitamente normalmsdbfnkjlsverhalwiudgrajwkdfhgoasdnlfkjaweo9uw34’pjaçehfgaweirhºwefjçkdsfhoaiweur’230958ºq345jtoqerlgja~dsçljgflkçwehjfioawejºfapkgçliahgifuahsfgjasdgjçlsdjgºasdjgk

  5. A toxoplasmose não é transmitida única e exclusivamente através dos gatos; vegetais com terra ou carne crua pode estar infectados. Além disso, o gato não é um portador espontâneo do parasita, serve de propagador do mesmo apenas e quando ingere roedores ou aves infectadas (daí a importância de manter os gatos dentro de casa). O artigo é extremamente curto para a complexidade do tema e presta um péssimo serviço a pessoas assustadiças e desinformadas que não consigam ler o original em Inglês (além de que para ler o artigo é preciso pagar, logo, as condições em que o estudo foi feito e as variáveis consideras [alimentação, histórico familiar, outros hábitos, etc.] são misteriosas para o comum dos mortais).

  6. Todos os dias saiem notícias que incentivam o ódio aos gatos. Até manuais escolares fazem com exemplos de “atirar gatos pelas janelas”. Deixem os gatos em paz.

  7. Entretanto somos proibidos de ter gatos… Nos EUA, existiam especialistas “lobisticos” e políticos que alegavam uma ligação entre o uso de cannabis e a esquizofrenia…Resultado: proibição da cannabis… Aqui, com artigos científicos ao barulho, vamos entretanto dar início à caça ao dono do gato!
    (perdoem a análise simplista)

  8. E esta em??? Será verdade ou não?
    Não se preocupe sr leitor…. estes comentadores especialistas em qq assunto tb têm formação cientifica sobre esquizofrenia…..

    Sem qq estudo prévio sabem que é impossivel os gatos transmitirem ao homem um parasita pelas fezes que provoca a doença!!!! Espetacular….

    Srs. investigadores, é escusado estar a perder tempo e gastar dinheiro do erário publico…. basta perguntar a estes comentadores…..

    Lá por se gostar de gatos ou de outra coisa qq não devemos fechar os olhos…..
    E ninguém fala em q se devem abandoná-los….

  9. Eu nunca gostei de gatos, até que aqui Há cerca de 8 anos, me ligaram da união zoofila se eu poderia tomar conta de uma gatita que tinha sido operada, precisava de convalescer e não se dava com outros gatos, como era só por 15 dias, lá anui a que viesse o raio do gato, só a vi quando tirei a manta de cima da caixa e…. juro, nunca tinha visto um gato tão feio, mas como era só por 15 dias eu e os cães lá ficámos com o bicho.
    Já lá vão estes anos todos e eu não passo sem a minha Carlota, e quem me tem posto doente e à beira da esquizofrenia são uma boa mão cheia de gente parva que por aí anda

  10. Sim aos gatos, mas fora de casa, para caçarem ratos e passearem à noite. Gatos e cães em apartamentos é duplo crime. Contra o animal e contra uma possível criança ou adulto. Se não pode proporcionar a vida correta ao animal prescinda dele e entretenha-se com os seus familiares.

RESPONDER

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …

China confirma caso de peste negra e anuncia mais um suspeito. É uma jovem de 15 anos

O caso suspeito de peste bubónica na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, avança esta terça-feira a emissora britânica BBC, que dá ainda conta de um novo caso em análise. O …

Portugal regista mais nove mortes e 287 novos casos

Portugal regista, esta terça-feira, mais nove mortos de 287 novos casos de infeção por covid-19. Dos 287 novos casos, 207 foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico …