Ter filhos torna as pessoas mais felizes (mas só depois de saírem de casa)

Vários estudos têm concluído que as pessoas sem filhos estão mais satisfeitas com as suas vidas do que aquelas que não os têm. Mas uma nova investigação constata que os pais e mães são mais felizes do que quem não tem filhos a partir do momento em que os rebentos deixam o ninho.

A maioria dos estudos nesta área tem sido feita com pais que ainda vivem com os seus filhos e, nestes casos, as conclusões têm apontado para um maior grau de satisfação destas pessoas, comparativamente com aquelas que não têm filhos, nomeadamente devido à falta de tempo livre, de sono e de dinheiro.

Mas uma nova pesquisa realizada na Universidade de Heidelberg na Alemanha decidiu debruçar-se sobre os pais cujos filhos já não vivem com eles, analisando dados de um inquérito que questionou 55 mil pessoas de 16 países europeus, com 50 anos ou mais, sobre o seu bem-estar emocional.

Os resultados publicados no jornal científico PLOS One revelam que estas pessoas cujos filhos já saíram de casa têm um maior grau de satisfação com as suas vidas e poucos sintomas de depressão, relativamente a pessoas da mesma idade sem filhos.

Estes dados sugerem que os filhos que não vivem com os pais são “importantes fornecedores de apoio social aos seus pais na velhice“, como apontam os autores do estudo.

O investigador que liderou a pesquisa, Christoph Becker, constata na New Scientist que quando saem de casa, os filhos acabam por “dar algo de volta” aos pais, como cuidadores e até apoiando-os financeiramente. Além disso, deixam de representar um fardo e de ser uma fonte de stress para os pais.

“O papel dos filhos como cuidadores, apoio financeiro ou, simplesmente, como contacto social pode superar os aspectos negativos da parentalidade”, realça Becker.

O investigador norte-americano Nicholas Wolfinger da Universidade de Utah, nos EUA, refere à New Scientist que neste país se verificam os mesmos resultados, depois de ter analisado dados relativos a 40 anos de um inquérito social.

Wolfinger alerta ainda que se os pais não quiserem esperar que os filhos saiam de casa para serem mais felizes, devem mudar-se para países como Portugal, Noruega e Suécia, onde há melhores apoios sociais na parentalidade, designadamente licença parental remunerada e abonos de família. Um estudo de 2016 concluiu que nestes países, as pessoas com filhos em casa são ligeiramente mais felizes do que as que não têm filhos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Após a foto tem um erro no texto:
    Vários estudos têm concluído que as pessoas ***sem*** filhos estão mais satisfeitas com as suas vidas do que aquelas que não os têm
    Acho que seriam pessoas *COM* filhos

RESPONDER

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …

Quatro casos de covid-19 encerram Câmara de Paços de Ferreira

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, distrito do Porto, anunciou esta quarta-feira que o seu edifício sede se encontra temporariamente encerrado depois de terem sido detetados quatro casos positivos de covid-19 entre os trabalhadores. …

Megaoperação do SEF. Três detidos e 150 possíveis vítimas de tráfico humano e imigração ilegal

Uma megaoperação do SEF, em Santarém, já levou à detenção de três suspeitos de tráfico humano e imigração ilegal. Já foram identificadas 150 possíveis vítimas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a levar a …

Conjuntivite pode ser um sintoma primário de covid-19

Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes. Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse …

Seis estrangeiros fugiram do aeroporto de Faro. Três já foram encontrados

Um grupo de seis pessoas fugiu esta terça-feira do Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Faro, tendo as autoridades já localizado três delas, revelou esta terça-feira o Serviço de Estrangeiros e …

MP investiga “festa covid” que terá gerado contágio entre estudantes do Politécnico da Guarda

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguação da prática dos crimes de propagação de doença contagiosa e de instigação pública após alguns estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) terem sido infetados com o …

Não é só Vieira. Trio de capitães do Benfica também quer Jesus

O Correio da Manhã (CM) escreve esta quarta-feira que o trio de capitães do Benfica - Jardel, André Almeida e Pizzi - querem ver Jorge Jesus de volta ao leme da equipa encarnada, depois da …

Conhecer a dieta dos pinguins pode ajudar a salvar vida marinha

Conhecendo melhor a dieta dos pinguins, os cientistas ficam capacitados com mais ferramentas para salvar vida marinha. Uma equipa de investigadores fez grandes progressos nesse sentido. As águas do sudeste australiano são um hotspot das alterações …

Costa sem dúvidas sobre a primeira prova de fogo Centeno para chegar a governador: "Vai confirmar o que todos foram sabendo"

O ex-ministro das Finanças Mário Centeno é esta quarta-feira ouvido no parlamento a propósito da sua designação pelo Governo para governador do Banco de Portugal, sucedendo a Carlos Costa, que está em funções há 10 …

Luís Filipe Vieira confirma recandidatura à presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira anunciou esta terça-feira aos órgãos sociais do Benfica que será candidato a novo mandato na presidência do clube nas próximas eleições, agendadas para outubro deste ano. De acordo com o jornal A …