//

Salvator Mundi. Teoria da conspiração liga a pintura mais cara do mundo a Donald Trump

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci

Em novembro de 2017, uma pintura de Leonardo da Vinci há muito perdida foi colocada à venda no leilão da Christie’s, apenas para convidados.

O trabalho, chamado Salvator Mundi, foi a estrela da noite: desencadeou uma guerra de lances de 19 minutos entre dois compradores anónimos e acabou sendo vendido por pouco mais de 396 milhões de euros, o maior preço registado para uma obra de arte.

O novo dono da pintura foi mais tarde identificado como um saudita pouco conhecido, sem nenhuma coleção de arte importante, Bader bin Abdullah bin Mohammed bin Farhan al-Saud. Um relatório posterior do Times revelou que o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman era o verdadeiro comprador. Esse relatório foi mais tarde contestado pela embaixada saudita.

Poucas horas antes, o Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou que um novo trabalho estaria em breve no museu: Salvator Mundi. Mas, em setembro, apenas duas semanas antes do lançamento programado da pintura, o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi adiou indefinidamente a exposição.

Surgiram relatos de que a pintura desaparecera e o seu paradeiro tem sido um tema de fascínio no mundo da arte. A mais recente onda de interesse foi desencadeada por um post este mês num blog sobre Donald Trump e a Rússia.

Narrativ publicou uma teoria que colocou Salvator Mundi no centro de um esquema internacional de lavagem de dinheiro que envolveria as famílias reais da Arábia Saudita e Abu Dhabi, juntamente com a equipa de campanha presidencial de 2016 de Donald Trump, a empresa de inteligência israelita Psy-Group e o magnata russo Dmitry Rybolovlev, o dono anterior da pintura.

Rybolovlev, segundo o texto narrativo, colocou a pintura em leilão, sabendo que os sauditas iriam concorrer por ela, inflacionando artificialmente o seu valor. Narrativ postula que os fundos da venda foram canalizados para o Psy-Group, que, de acordo com um relatório da Daily Beast, tinha laços com a campanha Trump.

Existem dois pontos centrais neste caso. A primeira é que o Príncipe Bader – “um novato em arte”, pagou muito mais do que a pintura valia. A segunda é que a pintura está perdida. “Ninguém vê a rara obra-prima em mais de um ano e o seu paradeiro exato é desconhecido há mais de cem dias”, alega Zev Shalev, o autor por trás da teoria.

É possível que o maior valor pago pela pintura em leilão tenha sido uma maneira de gerar publicidade para o Louvre Abu Dhabi, inaugurado alguns dias antes do leilão.

Os especialistas do mundo da arte rejeitaram a história da Narrativ, alegando que, se os sauditas tentassem canalizar dinheiro para a campanha Trump, não teriam escolhido uma obra de arte de alto nível para fazê-lo.

“Eu pensei desde o início que era completamente maluco“, disse Georgina Adam, editora do Art Newspaper.

Mas o desprezo do mundo da arte pela teoria não impediu que outras publicações, incluindo a Vanity Fair e o blog Wonkette, se expandissem ainda mais. Há uma razão pela qual tem recebido tanta atenção: por mais estranho que possa ser, a teoria da conspiração de Salvator Mundi é indicativa das ansiedades que as pessoas têm sobre o atual clima político – assim como a opacidade do mercado de arte notoriamente não regulamentado.

Rybolovlev, acusado de corrupção e tráfico de influências no Mónaco no ano passado, tem laços com Donald Trump – pelo menos no passado. Em 2004, Trump comprou uma mansão no sul da Florida por 41 milhões de dólares, que tentou vender por 125 milhões sem sucesso. Rybolovlev pagou 95 milhões pela propriedade em 2008.

Detalhes do acordo imobiliário de Trump com Rybolovlev ressurgiu em 2016 no meio das alegações de que a equipa de campanha do candidato à presidência tinha conspirado com a Rússia para vencer a eleição.

ZAP // Vox

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.