Salvator Mundi. Teoria da conspiração liga a pintura mais cara do mundo a Donald Trump

Justin Lane / EPA

“Salvator Mundi”, de Leonardo da Vinci

Em novembro de 2017, uma pintura de Leonardo da Vinci há muito perdida foi colocada à venda no leilão da Christie’s, apenas para convidados.

O trabalho, chamado Salvator Mundi, foi a estrela da noite: desencadeou uma guerra de lances de 19 minutos entre dois compradores anónimos e acabou sendo vendido por pouco mais de 396 milhões de euros, o maior preço registado para uma obra de arte.

O novo dono da pintura foi mais tarde identificado como um saudita pouco conhecido, sem nenhuma coleção de arte importante, Bader bin Abdullah bin Mohammed bin Farhan al-Saud. Um relatório posterior do Times revelou que o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman era o verdadeiro comprador. Esse relatório foi mais tarde contestado pela embaixada saudita.

Poucas horas antes, o Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou que um novo trabalho estaria em breve no museu: Salvator Mundi. Mas, em setembro, apenas duas semanas antes do lançamento programado da pintura, o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi adiou indefinidamente a exposição.

Surgiram relatos de que a pintura desaparecera e o seu paradeiro tem sido um tema de fascínio no mundo da arte. A mais recente onda de interesse foi desencadeada por um post este mês num blog sobre Donald Trump e a Rússia.

Narrativ publicou uma teoria que colocou Salvator Mundi no centro de um esquema internacional de lavagem de dinheiro que envolveria as famílias reais da Arábia Saudita e Abu Dhabi, juntamente com a equipa de campanha presidencial de 2016 de Donald Trump, a empresa de inteligência israelita Psy-Group e o magnata russo Dmitry Rybolovlev, o dono anterior da pintura.

Rybolovlev, segundo o texto narrativo, colocou a pintura em leilão, sabendo que os sauditas iriam concorrer por ela, inflacionando artificialmente o seu valor. Narrativ postula que os fundos da venda foram canalizados para o Psy-Group, que, de acordo com um relatório da Daily Beast, tinha laços com a campanha Trump.

Existem dois pontos centrais neste caso. A primeira é que o Príncipe Bader – “um novato em arte”, pagou muito mais do que a pintura valia. A segunda é que a pintura está perdida. “Ninguém vê a rara obra-prima em mais de um ano e o seu paradeiro exato é desconhecido há mais de cem dias”, alega Zev Shalev, o autor por trás da teoria.

É possível que o maior valor pago pela pintura em leilão tenha sido uma maneira de gerar publicidade para o Louvre Abu Dhabi, inaugurado alguns dias antes do leilão.

Os especialistas do mundo da arte rejeitaram a história da Narrativ, alegando que, se os sauditas tentassem canalizar dinheiro para a campanha Trump, não teriam escolhido uma obra de arte de alto nível para fazê-lo.

“Eu pensei desde o início que era completamente maluco“, disse Georgina Adam, editora do Art Newspaper.

Mas o desprezo do mundo da arte pela teoria não impediu que outras publicações, incluindo a Vanity Fair e o blog Wonkette, se expandissem ainda mais. Há uma razão pela qual tem recebido tanta atenção: por mais estranho que possa ser, a teoria da conspiração de Salvator Mundi é indicativa das ansiedades que as pessoas têm sobre o atual clima político – assim como a opacidade do mercado de arte notoriamente não regulamentado.

Rybolovlev, acusado de corrupção e tráfico de influências no Mónaco no ano passado, tem laços com Donald Trump – pelo menos no passado. Em 2004, Trump comprou uma mansão no sul da Florida por 41 milhões de dólares, que tentou vender por 125 milhões sem sucesso. Rybolovlev pagou 95 milhões pela propriedade em 2008.

Detalhes do acordo imobiliário de Trump com Rybolovlev ressurgiu em 2016 no meio das alegações de que a equipa de campanha do candidato à presidência tinha conspirado com a Rússia para vencer a eleição.

ZAP // Vox

PARTILHAR

RESPONDER

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …