/

Temporal engoliu uma praia algarvia inteira. Entretanto, outro areal “idílico” desapareceu

Luís Forra/Lusa

Praia do Forte Novo, Quarteira, foi engolida pelo mar.

“O vento mudou e ela não voltou”. A Praia do Forte Novo, em Quarteira, levou à letra a canção de Eduardo Nascimento. Ao mesmo tempo, a cinco horas e meia de distância, outro famoso areal foi desaparecendo.

O temporal levou a areia toda da Praia do Forte novo, em Quarteira, após o temporal desta última semana — mas já há um projeto de 14 milhões de euros para salvar o areal.

O mar engoliu todo o areal da praia de Loulé e destruiu parte dos passadiços e mobiliário urbano da zona.

Era um areal extenso. Venho cá todos os anos e fiquei surpreendida com o estado disto. Era uma praia lindíssima, tinha uma paisagem fantástica. Ver isto deixa-me um bocadinho triste”, confessa à TVI uma testemunha no local.

A inédita subida do mar até abriu espaço a uma profunda descoberta: um poço ficou à vista na praia do Cavalo Preto e deixou os locais estupefactos. Mas quem vive do negócio, junto à praia, mostrou-se preocupado. “Se não houver praia, é porta fechada”.

“Local ilídico” substituído por sacos de areia

Armindo Costa/folclore.pt

Praia de S. Bartolomeu do Mar, Esposende

A cinco horas e meia de distância da Praia do Forte Novo fica — ou ficava — a praia de São Bartolomeu do Mar.

O “local idílico”, que trazia gente de norte a sul para a vila de Esposende, no Minho, também foi engolido pelo mar. Em agosto, todos os anos, a festa local em honra de São Bartolomeu atraia centenas para o “banho santo”.

“O local idílico que chamava gente de todo o norte do país e acolhia, nos seus casarios rústicos, muitos dos veraneantes que a procuravam por causa do iodo, a aconselhamento médico”, lê-se no jornal da localidade Brisa de Mar., que assinalou os 10 anos de aniversário das demolições da amada praia.

A autarquia quis preservar os edifícios da primeira linha e substituiu o areal da praia por sacos de areia e seixos, recorda ao Público a fotógrafa Elisa Freitas, que trabalhou na área durante cinco meses para um projeto.

A decisão da autarquia revelou-se fatal para o negócio local: os pequenos que dependiam do turismo “morreram na praia”.

Projeto de 14 milhões vai repor areia no Forte Novo

De acordo com uma nota de imprensa da Câmara de Loulé, no distrito de Faro, a Agência Portuguesa do Ambiente tem um projeto de 14 milhões de euros para repor areia na faixa litoral que inclui a Praia do Forte Novo.

A Câmara de Loulé assegurou que irá proceder aos trabalhos de remoção de todos os destroços e outros resíduos aí acumulados, a fim de limpar toda a área afetada, e após a reposição do areal a autarquia irá “assumir a reabilitação dos passadiços e equipamentos adjacentes”.

O município classifica a ocorrência como “lamentável” e “causadora de prejuízos à imagem turística da região”, e reafirma a necessidade de “o legislador criar as condições legais necessárias, através da instituição de um fundo regional para resposta imediata e simplificada às consequências graves dos fenómenos climáticos, que irão aumentar de frequência no futuro”.

A realização da recarga do areal está agora dependente de uma candidatura a fundos da União Europeia e à abertura de um concurso público internacional.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.