Máquina do tempo? Cientistas conseguiram fazer o tempo voltar para trás num computador quântico

O tempo voltou para trás. Investigadores russos, suíços e norte-americanos fizeram três qubits regressar ao estado em que se encontravam uma fração de segundos antes.

Segundo o conceito de Flecha do Tempo, um sistema que viaja no tempo evolui de um estado simples para um estado mais complexo. Se deixarmos cair uma pinga de tinta num copo de água, esta começa por ter uma forma bem definida, antes de começar a alastrar. Por fim, acaba por se dissolver na água.

No entanto, um estudo recentemente publicado na Scientific Reports, revela que cientistas russos, suíços e norte-americanos conseguiram reverte o tempo – três qubits (unidade básica da informação quântica) regressaram ao estado em que se encontravam uma fração de segundos antes, ou seja, passaram de um estado mais complexo para um estado mais simples.

De acordo com o Diário de Notícias, os cientistas do Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo, em parceria com colegas norte-americanos e suíços, conseguiram fazer com que o tempo voltasse para trás.

Na prática, o algoritmo criado pelos investigadores altera o estado de desenvolvimento quântico de forma a que ele comece a andar para trás. À Newsweek, Andrei Lebedev, um dos autores do estado, adianta que “se fizéssemos esta magia com a gota de tinta, passado o tempo que esta demora a dissolver-se na água, a gota voltaria à sua forma original”.

“Foi exatamente o que fizemos no nosso trabalho, mas em vez de uma gota de água usámos três qubits, e em vez de água usámos o espaço de Hilbert [que não precisa estar restrito a um número finito de dimensões] do computador quântico”, descreveu.

Gordey Lesovik, outro dos autores, considera que este trabalho se insere num conjunto de estudos sobre a possibilidade de violar a segunda lei da termodinâmica. “Essa lei está ligada de perto à noção de Flecha do Tempo que define que a linha do tempo avança num único sentido: do passado para o futuro.”

Na experiência, os investigadores estabeleceram o estado de cada qubits no que seria o zero. A partir daí, os qubits tornaram-se cada vez mais complexos, mudando o padrão para zeros e uns. O tempo foi então revertido por um programa especialmente desenvolvido pela equipa e que permite passar de um estado de caos para um estado de ordem – do complexo para o simples. Desta forma, os qubits recuaram no tempo.

A experiência atingiu uma taxa de sucesso de 85% num computador quântico de dois qubits. Quando um terceiro qubit foi introduzido, ocorreram mais erros e a taxa de sucesso recuou para 50%. Isto significa que produzir um computador quântico capaz de reverter o tempo em larga escala não vai acontecer tão cedo. Além disso, indica aquilo que já sabíamos antes de a Ciência nos provar: a reversão do tempo é improvável porque é muito complexa.

Henning Bostelmann, da Universidade de York, no Reino Unido, baixou ainda mais as expectativas. “Arriscando-me a desiludir os fãs de ficção científica, devo dizer que o artigo não discute as viagens no tempo ou o regresso ao passado ou reverter o princípio da causa-efeito”, explicou.

Segundo o matemático, para realizar esta experiência com uma amostra de tamanho razoável “seria necessário um computador quântico muito maior“.

Lebedev mantém-se esperançoso. O próximo passo é investigar ainda mais a reversão do tempo e procurar situações na natureza em que o seu procedimento poderia ser eficaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …