Máquina do tempo? Cientistas conseguiram fazer o tempo voltar para trás num computador quântico

O tempo voltou para trás. Investigadores russos, suíços e norte-americanos fizeram três qubits regressar ao estado em que se encontravam uma fração de segundos antes.

Segundo o conceito de Flecha do Tempo, um sistema que viaja no tempo evolui de um estado simples para um estado mais complexo. Se deixarmos cair uma pinga de tinta num copo de água, esta começa por ter uma forma bem definida, antes de começar a alastrar. Por fim, acaba por se dissolver na água.

No entanto, um estudo recentemente publicado na Scientific Reports, revela que cientistas russos, suíços e norte-americanos conseguiram reverte o tempo – três qubits (unidade básica da informação quântica) regressaram ao estado em que se encontravam uma fração de segundos antes, ou seja, passaram de um estado mais complexo para um estado mais simples.

De acordo com o Diário de Notícias, os cientistas do Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo, em parceria com colegas norte-americanos e suíços, conseguiram fazer com que o tempo voltasse para trás.

Na prática, o algoritmo criado pelos investigadores altera o estado de desenvolvimento quântico de forma a que ele comece a andar para trás. À Newsweek, Andrei Lebedev, um dos autores do estado, adianta que “se fizéssemos esta magia com a gota de tinta, passado o tempo que esta demora a dissolver-se na água, a gota voltaria à sua forma original”.

“Foi exatamente o que fizemos no nosso trabalho, mas em vez de uma gota de água usámos três qubits, e em vez de água usámos o espaço de Hilbert [que não precisa estar restrito a um número finito de dimensões] do computador quântico”, descreveu.

Gordey Lesovik, outro dos autores, considera que este trabalho se insere num conjunto de estudos sobre a possibilidade de violar a segunda lei da termodinâmica. “Essa lei está ligada de perto à noção de Flecha do Tempo que define que a linha do tempo avança num único sentido: do passado para o futuro.”

Na experiência, os investigadores estabeleceram o estado de cada qubits no que seria o zero. A partir daí, os qubits tornaram-se cada vez mais complexos, mudando o padrão para zeros e uns. O tempo foi então revertido por um programa especialmente desenvolvido pela equipa e que permite passar de um estado de caos para um estado de ordem – do complexo para o simples. Desta forma, os qubits recuaram no tempo.

A experiência atingiu uma taxa de sucesso de 85% num computador quântico de dois qubits. Quando um terceiro qubit foi introduzido, ocorreram mais erros e a taxa de sucesso recuou para 50%. Isto significa que produzir um computador quântico capaz de reverter o tempo em larga escala não vai acontecer tão cedo. Além disso, indica aquilo que já sabíamos antes de a Ciência nos provar: a reversão do tempo é improvável porque é muito complexa.

Henning Bostelmann, da Universidade de York, no Reino Unido, baixou ainda mais as expectativas. “Arriscando-me a desiludir os fãs de ficção científica, devo dizer que o artigo não discute as viagens no tempo ou o regresso ao passado ou reverter o princípio da causa-efeito”, explicou.

Segundo o matemático, para realizar esta experiência com uma amostra de tamanho razoável “seria necessário um computador quântico muito maior“.

Lebedev mantém-se esperançoso. O próximo passo é investigar ainda mais a reversão do tempo e procurar situações na natureza em que o seu procedimento poderia ser eficaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …