O tempo passa mais depressa à medida que envelhecemos (e agora sabemos porquê)

A perceção do tempo está ligada à capacidade de processamento de imagens pelos cérebro, que diminui com a idade. É por isso que o tempo passa a voar à medida que envelhecemos.

Esta questão não passa de perceção. Um minuto tem os mesmos sessenta segundos quer para um adolescente, quer para um adulto. No entanto, o tempo parece passar muito mais devagar quando somos novos e acelerar à medida que os anos vão aumentando.

Adrian Bejan, investigador da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, interessou-se pelo assunto e dedicou-se a estudar este fenómeno. A teoria de Bejan é a de que, à medida que envelhecemos, o cérebro perde capacidade de processar imagens e, como consequência, a mente humana perceciona a passagem do tempo de uma forma mais rápida.

“As pessoas ficam muitas vezes fascinadas com a quantidade de memórias que guardam daqueles dias de juventude que pareciam durar para sempre. Não é que as experiências tenham sido muito mais profundas ou significativas; é só porque elas foram processadas de forma muito mais rápida“, escreve o autor do estudo, publicado na European Review.

O estudo assenta no princípio de que a mente humana sente a passagem do tempo quando as imagens percecionadas mudam. Desta forma, quanto maior o número de imagens mentais, maior a sensação de que o tempo demora mais tempo a passar, adianta a Visão.

“O presente é diferente do passado porque as imagens processadas mudam, e não porque o relógio de alguém toca. Os dias parecem durar mais na juventude porque a mente recebe mais imagens num dia do que quando é mais velha”, explica o processo de engenharia mecânica.

Os neurónios crescem e tornam-se mais complexos quando se desenvolvem. À medida que a idade aumenta, eles degradam-se e os impulsos nervosos encontram maior resistência no trajeto entre os olhos e a zona do cérebro responsável pelo processamento de imagens. De acordo com esta investigação, a deterioração física condiciona a perceção de passagem do tempo.

Além disso, o investigador explica que, quando somos jovens, os nossos olhos movem-se mais vezes e, por esse motivo, captam mais imagens do que em idades mais avançadas. Esse pormenor pode passar despercebido, mas, na verdade, contribui para a tal sensação de que o tempo demora mais a passar.

No entanto, independentemente da nossa idade, o tempo tem sempre a mesma duração. Um minuto terá sempre sessenta segundos, quer tenhamos um ano ou sessenta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta parede feita de ossos humanos debaixo de uma catedral

Foi descoberta uma parede feita de ossos humanos debaixo da Catedral de Saint-Bavo, na Bélgica. Acredita-se que o objetivo era libertar espaço num cemitério próximo. Uma equipa de construção civil descobriu acidentalmente uma parede feita de …

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …