O tempo passa mais depressa à medida que envelhecemos (e agora sabemos porquê)

A perceção do tempo está ligada à capacidade de processamento de imagens pelos cérebro, que diminui com a idade. É por isso que o tempo passa a voar à medida que envelhecemos.

Esta questão não passa de perceção. Um minuto tem os mesmos sessenta segundos quer para um adolescente, quer para um adulto. No entanto, o tempo parece passar muito mais devagar quando somos novos e acelerar à medida que os anos vão aumentando.

Adrian Bejan, investigador da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, interessou-se pelo assunto e dedicou-se a estudar este fenómeno. A teoria de Bejan é a de que, à medida que envelhecemos, o cérebro perde capacidade de processar imagens e, como consequência, a mente humana perceciona a passagem do tempo de uma forma mais rápida.

“As pessoas ficam muitas vezes fascinadas com a quantidade de memórias que guardam daqueles dias de juventude que pareciam durar para sempre. Não é que as experiências tenham sido muito mais profundas ou significativas; é só porque elas foram processadas de forma muito mais rápida“, escreve o autor do estudo, publicado na European Review.

O estudo assenta no princípio de que a mente humana sente a passagem do tempo quando as imagens percecionadas mudam. Desta forma, quanto maior o número de imagens mentais, maior a sensação de que o tempo demora mais tempo a passar, adianta a Visão.

“O presente é diferente do passado porque as imagens processadas mudam, e não porque o relógio de alguém toca. Os dias parecem durar mais na juventude porque a mente recebe mais imagens num dia do que quando é mais velha”, explica o processo de engenharia mecânica.

Os neurónios crescem e tornam-se mais complexos quando se desenvolvem. À medida que a idade aumenta, eles degradam-se e os impulsos nervosos encontram maior resistência no trajeto entre os olhos e a zona do cérebro responsável pelo processamento de imagens. De acordo com esta investigação, a deterioração física condiciona a perceção de passagem do tempo.

Além disso, o investigador explica que, quando somos jovens, os nossos olhos movem-se mais vezes e, por esse motivo, captam mais imagens do que em idades mais avançadas. Esse pormenor pode passar despercebido, mas, na verdade, contribui para a tal sensação de que o tempo demora mais a passar.

No entanto, independentemente da nossa idade, o tempo tem sempre a mesma duração. Um minuto terá sempre sessenta segundos, quer tenhamos um ano ou sessenta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …