Tempo de espera é o maior problema do Serviço Nacional de Saúde

O tempo de espera é a principal crítica que os utentes fazem aos Serviço Nacional de Saúde (SNS). Logo a seguir, aparece a falta de médicos e a sua falta de qualidade.

O tempo de espera é a principal crítica que os utentes fazem ao Serviço Nacional de Saúde, com 51% dos inquiridos a apontarem este problema, de acordo com uma sondagem da Aximage divulgada pelo Jornal de Negócios e pelo Correio da Manhã. logo a seguir, seguem-se a falta de médicos e a sua qualidade.

Em relação ao tempo perdido, 2% dos utentes queixam-se do tempo de espera no atendimento geral, 15,7% do tempo necessário para obter uma consulta e 3,3% do tempo de espera para conseguir uma operação.

No que diz respeito às queixas relativas aos profissionais de saúde, os médicos recolhem mais do que os enfermeiros. A falta de médicos é o problema apontado por 15,7% dos inquiridos e 6,1% queixam-se da sua falta de qualidade. Por sua vez, a qualidade dos enfermeiros recolhe 2,9% das queixas.

A qualidade das instalações, a falta de equipamentos técnicos e a falta de financiamento são outros dos problemas apontados.

Desta forma, na sondagem da Aximage, a nota dada ao SNS é de 8 em 20: 44,7% dos inquiridos avaliam mal ou muito mal a saúde pública, 30,6% dão nota assim-assim e 24,8% dizem que está bem ou muito bem. São os jovens entre os 18 e os 34 anos quem melhor avalia o SNS, enquanto que os utentes com mais de 65 anos fazem as piores avaliações.

Em relação às melhorias nos últimos dez anos, a nota é também negativa (9,7 em 20). Ainda assim, menos de metade (40,7%) afirma que o SNS piorou.

Os inquiridos que veem melhorias são os que também admitem votar nos partidos que suportam o Governo (PS, BE e CDU) nas próximas legislativas. Pelo contrário, 60% dos inquiridos que admitem votar no PSD e no CDS dizem que o SNS está pior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …