/

Arqueólogos descobrem templo pagão com 1200 anos na Noruega

(dr) University Museum of Bergen

Reconstrução digital do templo pagão descoberto em Ose, na Noruega

Os restos de um templo pagão com 1200 anos, dedicado aos deuses nórdicos antigos como Thor e Odin, foram descobertos na vila de Ose, na Noruega.

De acordo com o site Live Science, os arqueólogos dizem que a grande construção de madeira – com cerca de 14 metros de comprimento, oito metros de largura e 12 metros de altura – data do final do século VIII e foi usada como local de culto aos deuses durante os solstícios de verão e de inverno.

Este é o primeiro templo nórdico antigo encontrado na Noruega, disse o arqueólogo Søren Diinhoff, do Museu Universitário de Bergen. “Esta é a primeira vez que encontramos um destes edifícios muito especiais e bonitos. Conhecemos os da Suécia e os da Dinamarca. Isto mostra que também existiram na Noruega”, declarou.

As escavações da equipa na vila de Ose revelaram vestígios dos primeiros assentamentos agrícolas, que datam de 2000 a 2500 anos atrás, incluindo os restos de duas casas longas que teriam sido o centro de uma pequena quinta para uma família e os seus animais.

Os restos do templo, no entanto, são de uma época posterior, quando a área começou a ser dominada por um grupo de elite de famílias ricas: uma distinção que surgiu quando as sociedades Escandinavas começaram a interagir com as sociedades mais estratificadas do Império Romano e das tribos Germânicas do norte da Europa.

Então, explica Diinhoff, o culto religioso nórdico começou a tornar-se mais ideológico e organizado, e as casas dos deuses em Ose foram modeladas a partir das basílicas cristãs que os viajantes viam nas terras mais a sul.

Como resultado, os templos nórdicos antigos apresentavam uma torre alta distinta acima do telhado inclinado, que era uma cópia das torres das primeiras igrejas cristãs, acrescentou.

Embora a construção de madeira já tenha desaparecido há muito tempo, os orifícios que restam ainda mostram como teria sido a sua forma, incluindo os pilares centrais redondos da sua torre (uma construção muito distinta que só era usada nestes edifícios). “Devia ter sido muito impressionante“, considera Diinhoff.

O propósito do local também foi revelado graças a uma concentração de poços no solo para cozinhar, nas quais era confecionada a comida das festas religiosas, e de muitos ossos (restos de sacrifícios de animais).

Segundo o mesmo site, carne, bebida e às vezes metais preciosos, como ouro, teriam sido oferecidos às estatuetas de madeira dentro do edifício. Estas representavam os deuses nórdicos antigos, em particular o deus da guerra Odin, o deus da tempestade Thor e o deus da fertilidade Freyr, que eram comummente adorados na antiga religião nórdica.

Como os deuses só podiam participar em espírito, a comida e a bebida seriam apreciadas pelos seus adoradores. “Estava garantida diversão, muita comida e bebida. Acho que estas pessoas se divertiram”, acrescenta o arqueólogo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.