/

Templo de “glorioso” mártir com 1.500 anos vai abrir ao público em Israel

A Autoridade das Antiguidades de Israel concluiu as escavações de uma antiga igreja cristã na cidade de Beit Shemesh, a oeste de Jerusalém. O espaço vai agora ser aberto ao público, como parte do Museu das Terras Bíblicas.

Uma inscrição encontrada entre os mosaicos do chão afirma que o templo foi ampliado com a doação do imperador bizantino Tibério II Constantino (574-582 d.C). A construção remonta a 543, quando Justiniano reinou.

Escreve o jornal The Times of Israel que no sítio arqueológico foi também encontrada uma cripta subterrânea intacta, onde estão os restos mortais de um “mártir glorioso”.

A equipa de arqueólogos sabe que o local foi muito popular logo após a sua construção, mas não consegue atribuir a igreja encontrada a nenhum santo em particular.

“A identidade do mártir é desconhecida, mas a excecional opulência da estrutura e as suas inscrições indicam que a pessoa [em causa] era uma figura importante“, disse o diretor da escavação, Benjamim Storchan, citado pela Russia Today.

Storchan explicou que eram usadas duas escadas paralelas para aceder à cripta: uma era utilizada para descer até ao espaço, servindo a outra para subir, disposição esta que permitia que grandes grupos de peregrinos cristãos visitassem a câmara.

O interior da igreja estava completamente adornado com mosaicos que retratam diferentes frutas, temas florais e animais. Entre estes, a equipa de arqueólogos destacou um em que surge uma águia com as asas estendidas, o que evoca a participação imperial nas obras de ampliação, explicou o mesmo cientista.

Foi ainda descoberta uma fonte batismal quadrada durante as escavações, que duraram quatro anos e contaram com a colaboração de 5.000 jovens voluntários.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.