Tempestade de neve histórica já fez 17 mortos nos EUA

Pelo menos 17 pessoas morreram depois de uma forte nevasca, baptizada como Jonas, ter atingido a Costa Leste dos Estados Unidos.

Calcula-se que cerca de 50 milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo mau tempo, e este número pode aumentar nas próximas horas.

É a maior tempestade dos últimos anos, com ventos fortes e queda recorde de neve. O Serviço Nacional de Meteorologia descreveu o nevão como “histórico”, justificando a tomada de precauções sem precedentes.

Louis Uccellini, director do serviço, estima que a tempestade “poderá facilmente causar mais de mil milhões de dólares em danos.”

O mau tempo afecta 22 dos estados do país, sendo que o Tennessee, Carolina do Norte, Virgínia, Maryland, Pensilvânia, Nova Jersey e o Distrito de Columbia declararam já o estado de emergência.

As autoridades pediram aos cidadãos que não deixem as suas casas.

Na Carolina do Norte, seis pessoas morreram num acidente ocorrido numa estrada coberta por uma camada de gelo, o que a deixou extremamente escorregadia.

A falta de energia já atingiu 80 mil consumidores em Nova Jersey e oito mil na Virgínia, que também registou mais de mil acidentes de trânsito.

Muriel Bowser, presidente da Câmara da cidade de Washington, uma das mais afectadas, realçou que “esta é uma grande tempestade, com implicações de vida ou morte“.

No Kentucky, milhares de veículos ficaram presos numa estrada interestadual. Forças de resgate tiveram que levar água, combustível e comida às pessoas que não conseguiram deixar os veículos.

Os transportes públicos não funcionam durante todo o fim de semana nas principais cidades dos estados afectados.

7000 voos já cancelados

Segundo os serviços de meteorologia americanos, a visibilidade nos principais aeroportos da região que servem a região – John F. Kennedy, LaGuardia e Newark – esteve reduzida a zero, e quase 7 mil voos tiveram que ser cancelados.

Entre estes contam-se vários voos que iriam fazer a ligação de Lisboa à cidade de Newark, no estado de Nova Jérsia.

As ligações aéreas que estavam previstas deverão realizar-se no domingo, dependendo da evolução das condições meteorológicas.

Em Washington, Baltimore e Delaware, as arquidioceses lembraram aos católicos que as condições meteorológicas são uma desculpa legítima para faltar à missa este domingo.

ZAP / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …