Tempestade de neve histórica já fez 17 mortos nos EUA

Pelo menos 17 pessoas morreram depois de uma forte nevasca, baptizada como Jonas, ter atingido a Costa Leste dos Estados Unidos.

Calcula-se que cerca de 50 milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo mau tempo, e este número pode aumentar nas próximas horas.

É a maior tempestade dos últimos anos, com ventos fortes e queda recorde de neve. O Serviço Nacional de Meteorologia descreveu o nevão como “histórico”, justificando a tomada de precauções sem precedentes.

Louis Uccellini, director do serviço, estima que a tempestade “poderá facilmente causar mais de mil milhões de dólares em danos.”

O mau tempo afecta 22 dos estados do país, sendo que o Tennessee, Carolina do Norte, Virgínia, Maryland, Pensilvânia, Nova Jersey e o Distrito de Columbia declararam já o estado de emergência.

As autoridades pediram aos cidadãos que não deixem as suas casas.

Na Carolina do Norte, seis pessoas morreram num acidente ocorrido numa estrada coberta por uma camada de gelo, o que a deixou extremamente escorregadia.

A falta de energia já atingiu 80 mil consumidores em Nova Jersey e oito mil na Virgínia, que também registou mais de mil acidentes de trânsito.

Muriel Bowser, presidente da Câmara da cidade de Washington, uma das mais afectadas, realçou que “esta é uma grande tempestade, com implicações de vida ou morte“.

No Kentucky, milhares de veículos ficaram presos numa estrada interestadual. Forças de resgate tiveram que levar água, combustível e comida às pessoas que não conseguiram deixar os veículos.

Os transportes públicos não funcionam durante todo o fim de semana nas principais cidades dos estados afectados.

7000 voos já cancelados

Segundo os serviços de meteorologia americanos, a visibilidade nos principais aeroportos da região que servem a região – John F. Kennedy, LaGuardia e Newark – esteve reduzida a zero, e quase 7 mil voos tiveram que ser cancelados.

Entre estes contam-se vários voos que iriam fazer a ligação de Lisboa à cidade de Newark, no estado de Nova Jérsia.

As ligações aéreas que estavam previstas deverão realizar-se no domingo, dependendo da evolução das condições meteorológicas.

Em Washington, Baltimore e Delaware, as arquidioceses lembraram aos católicos que as condições meteorológicas são uma desculpa legítima para faltar à missa este domingo.

ZAP / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …