Telhados verdes reduzem temperatura e aumentam humidade

O uso de “telhados verdes” mostrou-se eficiente para reduzir os impactos no microclima no topo de um edifício na região central de São Paulo, concluiu um estudo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Telhado verde é uma técnica de arquitectura que consiste na aplicação e uso de solo ou substrato e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações. As suas principais vantagens são facilitar a drenagem, fornecer isolamento acústico e térmico e produzir um diferencial estético e ambiental na construção.

Os prédios analisados no estudo divulgado foram o Edifício Conde Matarazzo (sede da Câmara Municipal de São Paulo), que possui um amplo telhado verde, e o Edifício Mercanti, cujo telhado é de cimento. Os resultados indicaram que o edifício com telhado verde chegou a ficar 5,3 graus Celsius (ºC) mais frio do que o edifício de cimento; já a humidade relativa do ar foi 15,7% maior. Os dois edifícios estão no centro de São Paulo.

“O telhado verde absorveu grande parte da radiação solar emitindo uma menor quantidade de calor para a atmosfera, o que aumenta a qualidade ambiental das cidades, podendo fazer parte das políticas públicas do município como forma de ampliar as áreas verdes”, diz o geógrafo e professor universitário Humberto Catuzzo, autor do estudo.

Os edifícios foram escolhidos por se localizarem ambos na margem direita do Vale do Anhangabaú e estarem sujeitos a condições atmosféricas e de insolação semelhantes. No topo foram instalados sensores a 1,5 metros (m) do chão, padrão internacional para medição da temperatura e humidade relativa do ar.

A diferença entre as temperaturas máxima e mínima (amplitude térmica) do dia chegou a ser 6,7º C menor no telhado verde num dia de verão. “Isso significa que o edifício demora mais a aquecer e a arrefecer, o que mantém a temperatura do ar muito mais constante”, aponta Humberto Catuzzo. Já a amplitude higrométrica chegou a ser 7,1% menor no telhado verde, o que significa que ele perde menos humidade do que o telhado de cimento ao longo do dia.

O telhado verde pode ser de três tipos. O primeiro, de tipo “intensivo” (vegetação de porte arbustivo a arbóreo, com relva permanente), requer um processo de impermeabilização adequado, sistema de irrigação e drenagem, alta manutenção e tem um alto custo.

O segundo tipo, “extensivo” (vegetação rasteira, geralmente gramíneas), tem baixa manutenção, nenhuma irrigação e menor custo. Um terceiro tipo, classificado como “semi-intensivo” (gramíneas e arbustos) tem também necessidade de sistema de impermeabilização e irrigação constante.

“Para todos estes tipos é fundamental que se realizem cuidados especiais quanto à impermeabilização e o cálculo de peso da estrutura, para verificar se realmente o edifício ou casa suporta o peso”, conclui Humberto Catuzzo.

ZAP / USP Notícias

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …