O seu telemóvel e os seus sapatos são a casa de formas de vida completamente desconhecidas

Se algum cientista tiver na mira a descoberta de novas espécies, poderá ter de olhar com mais atenção para a sola dos seus sapatos ou para o seu telemóvel. Um estudo recente encontrou nove ramos não estudados da vida bacteriana nestes objetos.

Uma investigação recente acaba de encontrar nove ramos não estudados da vida bacteriana em amostras de sapatos e telemóveis. O estudo foi recentemente publicado na PeerJ.

A investigação foi conduzida por Jonathan Eisen, da Universidade da Califórnia. Os cientistas utilizaram cotonetes para recolher cerca de 3.500 testes entre os membros do público que participam em eventos desportivos, visitas a museus ou eventos educacionais nos Estados Unidos.

Depois de a equipa ter sequenciado e analisado o ADN das bactérias de cada amostra, descobriu que estavam presentes 35 filos de diferentes de bactérias. Os filos são grandes ramos da árvores genealógica da vida e são subdivisões de reinos maiores, que incluem bactérias, plantas ou animais.

Segundo as listas oficiais de nomenclatura, existem apenas 39 filos de procariontes, aqueles que têm células bacterianas pequenas que carecem de um verdadeiro núcleo. No entanto, a equipa encontrou 9 possíveis filos extra que moram em sapatos e telemóveis, sugerindo assim que há, afinal, uma grande variedade de vida bacteriana que desconhecíamos até agora.

A investigação demonstrou que 10% das amostras continham ADN de bactérias pertencentes à chamada matéria escura microbiana, organismos dos quais pouco sabemos, uma vez que são difíceis de cultivar e estudar em laboratório.

Além disso, as amostras continham bactérias pertencentes a grupos extremamente raros, como a Edwardsbactera, descoberta pela primeira vez num aquífero de águas subterrâneas, e Diapherotrites, que se encontrava antigamente na água que se filtrava de forma subterrânea numa mina de ouro abandonada.

Sean Gibbons, um microbiologista da Universidade de Washington, afirma que graças aos recentes avanços nos métodos de sequenciamento genético são identificados todos oa anos filos bacterianos desconhecidos.

“Os organismos desconhecidos da Ciência estão debaixo dos nossos narizes e vivem nos nossos sapatos e telemóveis”, disse, citado pelo New Scientist.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Julgamento de Rui Pinto arranca dia 4 de setembro

O pirata informático português Rui Pinto vai a julgamento no dia 4 de setembro, escreve a Sábado. O alegado autor do Football Leaks responde por 90 crimes de acesso indevido, violação de correspondência, acesso ilegítimo, …

PCP anuncia voto contra no Orçamento Suplementar

Apesar da abstenção na votação inicial, o PCP anunciou que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final marcada para esta sexta-feira. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do …

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …