O seu telemóvel e os seus sapatos são a casa de formas de vida completamente desconhecidas

Se algum cientista tiver na mira a descoberta de novas espécies, poderá ter de olhar com mais atenção para a sola dos seus sapatos ou para o seu telemóvel. Um estudo recente encontrou nove ramos não estudados da vida bacteriana nestes objetos.

Uma investigação recente acaba de encontrar nove ramos não estudados da vida bacteriana em amostras de sapatos e telemóveis. O estudo foi recentemente publicado na PeerJ.

A investigação foi conduzida por Jonathan Eisen, da Universidade da Califórnia. Os cientistas utilizaram cotonetes para recolher cerca de 3.500 testes entre os membros do público que participam em eventos desportivos, visitas a museus ou eventos educacionais nos Estados Unidos.

Depois de a equipa ter sequenciado e analisado o ADN das bactérias de cada amostra, descobriu que estavam presentes 35 filos de diferentes de bactérias. Os filos são grandes ramos da árvores genealógica da vida e são subdivisões de reinos maiores, que incluem bactérias, plantas ou animais.

Segundo as listas oficiais de nomenclatura, existem apenas 39 filos de procariontes, aqueles que têm células bacterianas pequenas que carecem de um verdadeiro núcleo. No entanto, a equipa encontrou 9 possíveis filos extra que moram em sapatos e telemóveis, sugerindo assim que há, afinal, uma grande variedade de vida bacteriana que desconhecíamos até agora.

A investigação demonstrou que 10% das amostras continham ADN de bactérias pertencentes à chamada matéria escura microbiana, organismos dos quais pouco sabemos, uma vez que são difíceis de cultivar e estudar em laboratório.

Além disso, as amostras continham bactérias pertencentes a grupos extremamente raros, como a Edwardsbactera, descoberta pela primeira vez num aquífero de águas subterrâneas, e Diapherotrites, que se encontrava antigamente na água que se filtrava de forma subterrânea numa mina de ouro abandonada.

Sean Gibbons, um microbiologista da Universidade de Washington, afirma que graças aos recentes avanços nos métodos de sequenciamento genético são identificados todos oa anos filos bacterianos desconhecidos.

“Os organismos desconhecidos da Ciência estão debaixo dos nossos narizes e vivem nos nossos sapatos e telemóveis”, disse, citado pelo New Scientist.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O licor mais famoso da China foi leiloado no Reino Unido por mais de um milhão de euros

Uma caixa do licor chinês "Kweichow Moutai" foi vendida por cerca de um milhão de euros num leilão em Londres. O anúncio foi feito pela Sotheby’s que garante que a oferta vencedora foi o preço …

Apneia obstrutiva do sono agrava doenças cardíacas, revela estudo

A apneia, que ocorre quando uma obstrução das vias aéreas superiores causa episódios repetidos de interrupção da respiração durante o sono, é encontrada em 40% a 80% das pessoas com doenças cardiovasculares, sendo, ainda assim, …

Estranho caso de infeção com SARS-COV-2 durante 218 dias em investigação no Brasil

Um grupo de cientistas brasileiros a estudar um caso de infeção pelo novo coronavírus que durou pelo menos 218 dias, período em que o vírus se replicou e até sofreu mutação, anunciaram fontes académicas na …

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …