O seu telemóvel já faz de Cartão de Cidadão

O Cartão de Cidadão faz dez anos e comemora a data com um novo mecanismo que permite associar o número de telemóvel ao Cartão de Cidadão, permitindo assim o acesso a serviços públicos disponíveis online. Estamos a falar da Chave Móvel Digital.

A nova  Chave Móvel Digital, ferramenta que já se encontra disponível, promete facilitar a vida dos cidadãos portugueses em vários serviços. Este mecanismo permite o acesso a serviços que só estavam disponíveis a quem tinha um leitor do Cartão de Cidadão.

Atualmente, “só 17% dos cidadãos nacionais têm assinatura eletrónica ativada”, afirma Anabela Pedroso, secretária de Estado da Justiça, em declarações ao JN.

Para ter a chave móvel digital é necessário ativar a assinatura eletrónica. Para isso, terá de se deslocar a uma conservatória, a uma junta de freguesia ou a uma loja do cidadão.

Após a ativação da assinatura, basta associar o número de telemóvel para poder, por exemplo, aceder ou solicitar a certidão de registo criminal ou renovar ou alterar a morada do seu documento de identidade.

Na prática, deixa de ser necessário utilizar o Cartão de Cidadão físico, assim como o leitor do Cartão de Cidadão – para usar a parte eletrónica do cartão, como acontece com os bancos. Esta ativação é permitida a portugueses e estrangeiros, com passaporte e residentes em Portugal, maiores de 16 anos.

Graça Fonseca, secretária Adjunta e da Modernização Administrativa, demonstrou na Presidência do Conselho de Ministros, há um mês, as funcionalidades da chave móvel digital, que torna a autenticação muito mais simples, apenas com um número de telemóvel e um pin de quatro dígitos.

“Nós gostaríamos muito até ao final do mandato ter um milhão de utilizadores”, admite Graça Fonseca. Hoje, são cerca de 60 mil os utilizadores da Chave Móvel Digital.

Para além de ser um mecanismo de simplificação, a chave móvel digital vai permitir “alavancar tudo o que são a desmaterialização de processos das entidades privadas e entidades públicas”, conclui.

Mas as novidades não ficam por aqui

Nos últimos meses têm vindo a ser implementadas algumas mudanças relativamente ao Cartão de Cidadão. Após 20 dias do registo de nascimento, passa a ser obrigatório o pedido do Cartão de Cidadão, de forma a minimizar o número de crianças não documentadas.

Desde o dia 1 de outubro, passou a ser possível, mediante autorização, fornecer dados biométricos para emissão de vários documentos em simultâneo, como o passaporte ou a carta de condução. Além disso, agora, a partir dos 25 anos, o Cartão de Cidadão passa a ter uma validade de 10 anos, em vez de 5, sendo eliminado o cartão vitalício.

Os cidadãos passam, também, a ser alertados por sms ou email sobre a data dos próximos prazos limite, como, por exemplo, o fim da validade do Cartão de Cidadão ou o fim do prazo de 60 dias para a confirmação da alteração de morada do Cartão de Cidadão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aves exóticas nasceram no Zoo de Lisboa de ovos apreendidos a traficantes

Mais de 20 aves exóticas, de nove espécies, cujo destino era o tráfico, nasceram no Jardim de Zoológico de Lisboa, onde chegaram em ovos apreendidos pelas autoridades no aeroporto da capital, nos últimos anos. Os ovos …

Descoberto na Nova Zelândia enorme pinguim que viveu há 60 milhões de anos

Uma nova espécie de pinguim pré-histórico foi descoberta na Nova Zelândia. Os ossos são tão grandes que, inicialmente, o investigador que os encontrou não conseguiu perceber a que animal pertenciam. O pinguim data do final do período …

Chefe da Marinha demitido, mas os argentinos querem é respostas

A crise provocada pelo desaparecimento do ARA San Juan está longe de conhecer um ponto final, e um mês após o último contacto do submarino, o governo argentino anunciou a destituição do responsável máximo da …

Ilha "bebé" do Pacífico pode ajudar cientistas a encontrar vida em Marte

Desde janeiro de 2015, cientistas da NASA têm observado uma das ilhas mais novas da Terra porque acreditam que este lugar, apesar de parecer improvável, poderá ajudá-los a encontrar evidências de vida em Marte. A ilha …

Mais de metade dos norte-americanos diz que o país está pior com Trump

Mais de metade dos norte-americanos consideram que o país está numa situação pior desde que Donald Trump se tornou presidente, indica uma sondagem da Associated Press - NORC Center for Public Affairs Research, divulgada este …

Ilhas Selvagens têm o ecossistema mais intacto do Atlântico

As ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira, apresentam o ecossistema "mais intacto" do Atlântico, de acordo com um estudo da 'National Geographic' realizado entre 2015 e 2016, anunciou hoje a Fundação Oceano Azul. "Nos arquipélagos do …

Médicos espanhóis descobrem combinação de antibióticos que evita infeções hospitalares

Médicos do Hospital Clínico de Barcelona descobriram uma nova combinação de antibióticos que permite tratar 60% das pneumonias hospitalares com uma eficácia similar ao antibiótico padrão, mas sem os problemas de multiresistência das bactérias patogénicas. Segundo …

Uber cobrou 12 mil euros por viagem de 20 minutos

Em Toronto, no Canadá, um cliente da Uber pagou mais de 12 mil euros por uma viagem de 20 minutos e só foi reembolsado depois de ter partilhado o caso nas redes sociais. Hisham Salama chamou …

Extrema-direita austríaca chega ao Governo em coligação com conservadores

O Presidente da Áustria deu luz verde, este sábado, à formação do novo Governo entre o Partido Popular Austríaco (ÖVP) e os ultranacionalistas do Partido Liberal (FPÖ) e anunciou que a posse será no princípio …

Casal mais rico do Canadá encontrado morto em casa

Um milionário canadiano e a sua mulher foram encontrados mortos em casa, em Toronto, em circunstâncias consideradas "suspeitas" pela polícia. Os corpos de Barry Sherman e da sua mulher Honey foram encontrados na cave da casa …