O seu telemóvel já faz de Cartão de Cidadão

O Cartão de Cidadão faz dez anos e comemora a data com um novo mecanismo que permite associar o número de telemóvel ao Cartão de Cidadão, permitindo assim o acesso a serviços públicos disponíveis online. Estamos a falar da Chave Móvel Digital.

A nova Chave Móvel Digital, ferramenta que já se encontra disponível, promete facilitar a vida dos cidadãos portugueses em vários serviços. Este mecanismo permite o acesso a serviços que só estavam disponíveis a quem tinha um leitor do Cartão de Cidadão.

Atualmente, “só 17% dos cidadãos nacionais têm assinatura eletrónica ativada”, afirma Anabela Pedroso, secretária de Estado da Justiça, em declarações ao JN.

Para ter a chave móvel digital é necessário ativar a assinatura eletrónica. Para isso, terá de se deslocar a uma conservatória, a uma junta de freguesia ou a uma loja do cidadão.

Após a ativação da assinatura, basta associar o número de telemóvel para poder, por exemplo, aceder ou solicitar a certidão de registo criminal ou renovar ou alterar a morada do seu documento de identidade.

Na prática, deixa de ser necessário utilizar o Cartão de Cidadão físico, assim como o leitor do Cartão de Cidadão – para usar a parte eletrónica do cartão, como acontece com os bancos. Esta ativação é permitida a portugueses e estrangeiros, com passaporte e residentes em Portugal, maiores de 16 anos.

Graça Fonseca, secretária Adjunta e da Modernização Administrativa, demonstrou na Presidência do Conselho de Ministros, há um mês, as funcionalidades da chave móvel digital, que torna a autenticação muito mais simples, apenas com um número de telemóvel e um pin de quatro dígitos.

“Nós gostaríamos muito até ao final do mandato ter um milhão de utilizadores”, admite Graça Fonseca. Hoje, são cerca de 60 mil os utilizadores da Chave Móvel Digital.

Para além de ser um mecanismo de simplificação, a chave móvel digital vai permitir “alavancar tudo o que são a desmaterialização de processos das entidades privadas e entidades públicas”, conclui.

Mas as novidades não ficam por aqui

Nos últimos meses têm vindo a ser implementadas algumas mudanças relativamente ao Cartão de Cidadão. Após 20 dias do registo de nascimento, passa a ser obrigatório o pedido do Cartão de Cidadão, de forma a minimizar o número de crianças não documentadas.

Desde o dia 1 de outubro, passou a ser possível, mediante autorização, fornecer dados biométricos para emissão de vários documentos em simultâneo, como o passaporte ou a carta de condução. Além disso, agora, a partir dos 25 anos, o Cartão de Cidadão passa a ter uma validade de 10 anos, em vez de 5, sendo eliminado o cartão vitalício.

Os cidadãos passam, também, a ser alertados por sms ou email sobre a data dos próximos prazos limite, como, por exemplo, o fim da validade do Cartão de Cidadão ou o fim do prazo de 60 dias para a confirmação da alteração de morada do Cartão de Cidadão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …