/

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

1

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian.

O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da Amazon, teve o seu telemóvel pirateado em 2018 depois de receber uma mensagem pelo WhatsApp, enviada aparentemente da conta pessoal do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, avança esta terça-feira o diário britânico The Guardian.

Segundo a investigação, em 2018, depois de receber a mensagem no Whatsapp, um grande volume de informação privada (incluindo fotografias privadas) foi extraído do telemóvel do também proprietário do The Washington Post. A mensagem em causa continha um ficheiro malicioso que terá permitido a intrusão no aparelho e o roubo da informação.

Foi o próprio Jeff Bezos quem solicitou esta análise forense ao dispositivo eletrónico, depois de, em fevereiro do ano passado, acusar o National Enquirer de ter ameaçado publicar as fotografias íntimas roubadas, caso o The Washington Post continuasse uma investigação que tinha como alvo o jornal.

Antes desta notícia, em janeiro do mesmo ano, o tablóide National Enquirer noticiou uma relação extraconjugal entre Jeff Bezos e Laura Sanchez, uma antiga apresentadora de televisão. Esta revelação, que foi apontada como o principal motivo para o divórcio entre o CEO da Amazon e MacKenzie Bezos, foi acompanhada de mensagens privadas trocadas entre o multimilionário e Sanchez.

Gavin de Becker foi o especialista contratado por Bezos para investigar a situação e descobrir os responsáveis pela fuga de informação.

Segundo o Público, o especialista relaciona a ação da Arábia Saudita e o alegado conluio com o National Enquirer com a cobertura noticiosa do The Washington Post sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, seu colaborador, assassinado em 2018 no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

“Os nossos investigadores e peritos concluíram, com grande confiança, que os sauditas acederam ao telemóvel de Bezos e conseguiram acesso a informação privada”, escreveu Gavin de Becker num artigo para o The Daily Beast, em março de 2019.

Contactado pelo The Guardian, um advogado de Jeff Bezos não quis comentar a notícia e garantiu apenas que o cliente estava a colaborar com as investigações.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.