Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian.

O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da Amazon, teve o seu telemóvel pirateado em 2018 depois de receber uma mensagem pelo WhatsApp, enviada aparentemente da conta pessoal do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, avança esta terça-feira o diário britânico The Guardian.

Segundo a investigação, em 2018, depois de receber a mensagem no Whatsapp, um grande volume de informação privada (incluindo fotografias privadas) foi extraído do telemóvel do também proprietário do The Washington Post. A mensagem em causa continha um ficheiro malicioso que terá permitido a intrusão no aparelho e o roubo da informação.

Foi o próprio Jeff Bezos quem solicitou esta análise forense ao dispositivo eletrónico, depois de, em fevereiro do ano passado, acusar o National Enquirer de ter ameaçado publicar as fotografias íntimas roubadas, caso o The Washington Post continuasse uma investigação que tinha como alvo o jornal.

Antes desta notícia, em janeiro do mesmo ano, o tablóide National Enquirer noticiou uma relação extraconjugal entre Jeff Bezos e Laura Sanchez, uma antiga apresentadora de televisão. Esta revelação, que foi apontada como o principal motivo para o divórcio entre o CEO da Amazon e MacKenzie Bezos, foi acompanhada de mensagens privadas trocadas entre o multimilionário e Sanchez.

Gavin de Becker foi o especialista contratado por Bezos para investigar a situação e descobrir os responsáveis pela fuga de informação.

Segundo o Público, o especialista relaciona a ação da Arábia Saudita e o alegado conluio com o National Enquirer com a cobertura noticiosa do The Washington Post sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, seu colaborador, assassinado em 2018 no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

“Os nossos investigadores e peritos concluíram, com grande confiança, que os sauditas acederam ao telemóvel de Bezos e conseguiram acesso a informação privada”, escreveu Gavin de Becker num artigo para o The Daily Beast, em março de 2019.

Contactado pelo The Guardian, um advogado de Jeff Bezos não quis comentar a notícia e garantiu apenas que o cliente estava a colaborar com as investigações.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …