Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian.

O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da Amazon, teve o seu telemóvel pirateado em 2018 depois de receber uma mensagem pelo WhatsApp, enviada aparentemente da conta pessoal do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, avança esta terça-feira o diário britânico The Guardian.

Segundo a investigação, em 2018, depois de receber a mensagem no Whatsapp, um grande volume de informação privada (incluindo fotografias privadas) foi extraído do telemóvel do também proprietário do The Washington Post. A mensagem em causa continha um ficheiro malicioso que terá permitido a intrusão no aparelho e o roubo da informação.

Foi o próprio Jeff Bezos quem solicitou esta análise forense ao dispositivo eletrónico, depois de, em fevereiro do ano passado, acusar o National Enquirer de ter ameaçado publicar as fotografias íntimas roubadas, caso o The Washington Post continuasse uma investigação que tinha como alvo o jornal.

Antes desta notícia, em janeiro do mesmo ano, o tablóide National Enquirer noticiou uma relação extraconjugal entre Jeff Bezos e Laura Sanchez, uma antiga apresentadora de televisão. Esta revelação, que foi apontada como o principal motivo para o divórcio entre o CEO da Amazon e MacKenzie Bezos, foi acompanhada de mensagens privadas trocadas entre o multimilionário e Sanchez.

Gavin de Becker foi o especialista contratado por Bezos para investigar a situação e descobrir os responsáveis pela fuga de informação.

Segundo o Público, o especialista relaciona a ação da Arábia Saudita e o alegado conluio com o National Enquirer com a cobertura noticiosa do The Washington Post sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, seu colaborador, assassinado em 2018 no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

“Os nossos investigadores e peritos concluíram, com grande confiança, que os sauditas acederam ao telemóvel de Bezos e conseguiram acesso a informação privada”, escreveu Gavin de Becker num artigo para o The Daily Beast, em março de 2019.

Contactado pelo The Guardian, um advogado de Jeff Bezos não quis comentar a notícia e garantiu apenas que o cliente estava a colaborar com as investigações.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bolsonaro convoca manifestação a seu favor e contra o Congresso (e gera crise no Brasil)

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser duramente criticado por figuras políticas e judiciais do país, após ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens Whatsapp, com a convocação para uma manifestação contra o Congresso. Segundo …

Médicos relatam o primeiro caso conhecido de uma pessoa que urina álcool

Uma mulher residente em Pittsburgh, nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro caso documentado de uma pessoa que urina álcool - sem sequer o ter consumido. A mulher, de 61 anos, com problemas hepáticos e diabetes, deslocou-se …

PCP quer travar cedência de obras de arte para hotel em Alter do Chão

O PCP anunciou esta quarta-feira que vai entregar na Assembleia da República um projeto de resolução que insta o Governo a reverter a cedência de um conjunto de obras de arte ao hotel Vila Galé …

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …