Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian.

O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da Amazon, teve o seu telemóvel pirateado em 2018 depois de receber uma mensagem pelo WhatsApp, enviada aparentemente da conta pessoal do príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, avança esta terça-feira o diário britânico The Guardian.

Segundo a investigação, em 2018, depois de receber a mensagem no Whatsapp, um grande volume de informação privada (incluindo fotografias privadas) foi extraído do telemóvel do também proprietário do The Washington Post. A mensagem em causa continha um ficheiro malicioso que terá permitido a intrusão no aparelho e o roubo da informação.

Foi o próprio Jeff Bezos quem solicitou esta análise forense ao dispositivo eletrónico, depois de, em fevereiro do ano passado, acusar o National Enquirer de ter ameaçado publicar as fotografias íntimas roubadas, caso o The Washington Post continuasse uma investigação que tinha como alvo o jornal.

Antes desta notícia, em janeiro do mesmo ano, o tablóide National Enquirer noticiou uma relação extraconjugal entre Jeff Bezos e Laura Sanchez, uma antiga apresentadora de televisão. Esta revelação, que foi apontada como o principal motivo para o divórcio entre o CEO da Amazon e MacKenzie Bezos, foi acompanhada de mensagens privadas trocadas entre o multimilionário e Sanchez.

Gavin de Becker foi o especialista contratado por Bezos para investigar a situação e descobrir os responsáveis pela fuga de informação.

Segundo o Público, o especialista relaciona a ação da Arábia Saudita e o alegado conluio com o National Enquirer com a cobertura noticiosa do The Washington Post sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi, seu colaborador, assassinado em 2018 no consulado saudita em Istambul, na Turquia.

“Os nossos investigadores e peritos concluíram, com grande confiança, que os sauditas acederam ao telemóvel de Bezos e conseguiram acesso a informação privada”, escreveu Gavin de Becker num artigo para o The Daily Beast, em março de 2019.

Contactado pelo The Guardian, um advogado de Jeff Bezos não quis comentar a notícia e garantiu apenas que o cliente estava a colaborar com as investigações.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …