Tele-transporte Star Trek? Sim, é possível.

R.V. / YouTube

-

Cientistas na Holanda conseguiram um considerável avanço na área do teletransporte quântico, capaz de anular a opinião de Albert Einstein, que considerava o fenómeno um “efeito fantasmagórico à distância”.

Esta semana, físicos da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, afirmaram ter conseguido tele-transportar informação quântica entre dois pedaços de diamantes, localizados a três metros de distância.

Pela primeira vez, investigadores foram capazes de alcançar este objectivo, uma e outra vez, com uma taxa de sucesso de 100%.

Estes resultados, publicados esta quinta-feira na Science, têm enormes implicações para o mundo da Física, incluindo a contestação das dúvidas de Albert Einstein sobre a veracidade da mecânica quântica.

«Se acreditarmos que não somos mais que uma colecção de átomos presos de uma determinada forma, então, em princípio, será possível teletransportarmo-nos de um lugar para o outro», afirmou o líder da investigação, Ronald Hanson, ao Telegraph.

dejongeakademie.nl

Ronald Hanson, professor na Technische Universiteit Delft

Ronald Hanson, professor na Technische Universiteit Delft

«Na prática, é ainda extremamente improvável, mas dizer que nunca será possível é muito perigoso… eu não o descartaria, até porque não há qualquer lei fundamental da física que o consiga evitar», advertiu.

Hanson acrescentou que o teletransporte de pessoas, a acontecer, será num futuro ainda distante.

Porém, uma experiência mais ambiciosa, que envolverá o teletransporte de dados entre edifícios da Universidade, a uma distância de 1300 metros, está planeada para Julho.

É esperado que o resultado responda à grande objecção de Einstein ao teletransporte e à possibilidade de um sinal passar entre partículas à velocidade da luz.

«Acredito que vai funcionar», disse Hanson, concluindo: «Mas é um enorme desafio técnico. Há um motivo para ninguém o ter ainda experimentado».

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …