/

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

1

(dr) MPI-P

As estruturas físicas das células cancerígenas são interrompidas por uma teia que se forma dentro das células

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado.

As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento do tumor. Além da radioterapia, a doença pode ser combatida com quimioterapia, um método com efeitos colaterais que pode tornar-se ineficaz com o tempo.

“Tentamos adotar uma abordagem diferente e não influenciar nos processos bioquímicos, mas atacar diretamente a sua estrutura”, explicou o investigador David Ng, citado pelo Science Tech Daily.

Esta nova abordagem, descrita num artigo científico publicado recentemente no Journal of the American Chemical Society, pode ser uma alternativa viável à quimioterapia. A equipa liderada por David Ng e Tanja Weil, do Instituto Max Planck, defende que, através de uma interrupção direcionada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado.

A equipa produziu sinteticamente uma espécie de “tijolo de Lego” que viaja para as células com a ajuda de um acessório especial. Sozinho, este “tijolo” é inofensivo, mas sob certas condições presentes nas células cancerígenas produz uma série de reações químicas.

“No tecido cancerígeno, o ambiente é muito mais ácido do que no tecido normal. Além disso, há muitas mais moléculas oxidativas altamente reativas nas células cancerígenas devido ao aumento da atividade metabólica do cancro – e nós aproveitamos isso”, esclareceu David Ng.

Se ambas as condições forem atendidas, os “blocos de Lego” individuais podem conectar-se e formar uma grande rede semelhante a uma “teia da morte” que cresce dentro das células cancerígenas. Incapaz de lidar com o stress físico causado pela teia, a própria célula ativa o seu mecanismo de autodestruição.

Em laboratório, este novo método mostrou-se eficaz. No futuro, pode mesmo vir a representar uma alternativa no tratamento do cancro.

ZAP //

1 Comment

  1. “No futuro, pode mesmo vir a representar uma alternativa no tratamento do cancro”- Até hoje só se vê promessas, o que é certo é que os tratamentos continuam os mesmos e tá tudo na mesma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.