Platini vai demitir-se e dizer adeus ao futebol

Radek Pietruszka / EPA

Michel Platini, presidente da UEFA

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu para quatro anos a suspensão aplicada a Michel Platini, que se vai demitir da presidência da UEFA. É o fim de jogo para o ex-futebolista, que diz assim adeus ao futebol.

“Michel Platini anuncia que vai demitir-se da presidência da UEFA no próximo congresso do organismo”, refere o comunicado divulgado esta segunda-feira pelo grupo de advogados do antigo jogador francês.

Platini, que chegou a apresentar a candidatura à presidência da FIFA este ano, foi inicialmente condenado a oito anos de suspensão pela Comissão de Ética da FIFA, a 21 de dezembro de 2015, mas a pena foi depois reduzida para seis anos pela Comissão de Recurso.

Em causa está um pagamento de 1,8 milhões de euros feito em Fevereiro de 2011 a Platini pelo então presidente da FIFA, Joseph Blatter, que foi considerado efectuado à margem da Lei.

O ex-futebolista vê agora o Tribunal Arbitral do Desporto confirmar o castigo, embora reduzindo a suspensão para quatro anos, o que é um cenário de “catástrofe”, como dizem próximos de Platini ao jornal francês Le Monde.

“A sua carreira terminou”, afiança uma fonte não identificada pelo diário.

Da sucessão natural a Blatter à demissão da UEFA

A suspensão definitiva de Platini, de 60 anos, encerra o último capítulo de um annus horribilis para o líder da UEFA, tendo o prólogo começado a ser escrito a 27 de maio de 2015, com a detenção de vários altos responsáveis da FIFA em Zurique, a pedido da justiça norte-americana.

Nesta fase, a sua reputação ainda não tinha sido afetada e Platini pediu mesmo a Blatter que não se recandidatasse à presidência da FIFA nas eleições de 29 de maio de 2015, o que o suíço rejeitou, tendo sido eleito para um quinto mandato consecutivo, apenas para anunciar a demissão quatro dias mais tarde.

A 29 de julho, Platini assumiu a candidatura à liderança do organismo que rege o futebol mundial, marcadas para 26 de fevereiro de 2016, mas sofreu o primeiro revés menos de dois meses depois, a 25 de setembro, quando o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal a Blatter.

Platini foi ouvido na qualidade de testemunha, mas acabou implicado no processo, pelo recebimento em 2011 de um pagamento por um trabalho de aconselhamento feito para Blatter em 2002, feito “em prejuízo da FIFA”, no valor de dois milhões de francos suíços (perto de 1,8 milhões de euros).

Tal como o suíço, o líder da UEFA foi suspenso provisoriamente por 90 dias a 8 de outubro e a sua candidatura à presidência da FIFA congelada até à conclusão do processo, no qual a câmara de instrução do organismo mundial pedia como pena a irradiação do futebol.

Ainda antes do fim ano, a 21 de dezembro, Platini foi condenado pela Comissão de Ética da FIFA a oito anos de suspensão de toda a atividade ligada ao futebol, por abuso de confiança, conflito de interesses e gestão danosa no caso do pagamento feito por Blatter, suspenso pelo mesmo período.

A pena de Platini, um dos melhores futebolistas franceses de sempre, foi depois reduzida para seis anos pela Comissão de Recurso da FIFA, antes de o TAS a limitar hoje a quatro anos, reconhecendo a “validade” do acordo verbal com Blatter, mas não se manifestando “convencido da sua legitimidade”.

ZAP / Futebol365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Lá por ter sido um grande futebolista não quer dizer que actualmente não seja um grande ladrão, vigarista. Era bom que outros também ja tivessem abandonado, mas este tipo de gente quando se encontra no poder e a roubar dificilmente quer largar o posto.

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …