Afinal, a tartaruga mais rara do mundo ainda pode ser salva da extinção

(dr) WCS Vietnam

A tartaruga Rafetus swinhoei

São boas notícias para começar 2021. Afinal, parece que a tartaruga mais ameaçada do planeta não está sozinha. Uma fêmea da mesma espécie foi agora encontrada no Vietname.

De acordo com o site IFLScience, uma tartaruga fêmea foi encontrada no lago Dong Mo, no Vietname, em outubro de 2020, tendo sido submetida a testes genéticos que confirmaram que é mesmo uma Rafetus swinhoei.

Além disso, há mais boas notícias: não só foi confirmada a existência desta nova fêmea, como foram avistadas outras duas tartarugas, que poderão ser da mesma espécie, tanto no mesmo lago, como nas proximidades do lago Xuan Khanh, também no Vietname.

“Num ano de más notícias e tristeza em todo o mundo, a descoberta desta fêmea pode dar-nos alguma esperança de que esta espécie poderá sobreviver”, disse, em comunicado, Hoang Bich Thuy, diretor nacional da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem do Vietname (WCS).

Isto porque aquela que se pensava ser a única tartaruga desta espécie tão rara era um macho, que se encontra no Jardim Zoológico de Suzhou, na China, e que aumenta exponencialmente as chances de salvar a espécie da extinção.

Segundo o mesmo site, na altura em que foi encontrada, a fêmea pesava 86 quilos e media cerca de um metro de comprimento. Os investigadores, que a devolveram no mesmo dia ao lago vietnamita, mas com um chip, disseram que é um animal “forte e saudável.

Agora, a equipa está a planear uma visita às outras duas tartarugas avistadas, já durante a primavera deste ano, para confirmar não só a espécie, mas também o sexo. Se realmente forem espécimes da R. swinhoei, e se forem macho e fêmea, poderiam potenciar outro par de acasalamento, ou acasalar com o macho da China ou com a fêmea recém-descoberta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …