Afinal, a tartaruga mais rara do mundo ainda pode ser salva da extinção

(dr) WCS Vietnam

A tartaruga Rafetus swinhoei

São boas notícias para começar 2021. Afinal, parece que a tartaruga mais ameaçada do planeta não está sozinha. Uma fêmea da mesma espécie foi agora encontrada no Vietname.

De acordo com o site IFLScience, uma tartaruga fêmea foi encontrada no lago Dong Mo, no Vietname, em outubro de 2020, tendo sido submetida a testes genéticos que confirmaram que é mesmo uma Rafetus swinhoei.

Além disso, há mais boas notícias: não só foi confirmada a existência desta nova fêmea, como foram avistadas outras duas tartarugas, que poderão ser da mesma espécie, tanto no mesmo lago, como nas proximidades do lago Xuan Khanh, também no Vietname.

“Num ano de más notícias e tristeza em todo o mundo, a descoberta desta fêmea pode dar-nos alguma esperança de que esta espécie poderá sobreviver”, disse, em comunicado, Hoang Bich Thuy, diretor nacional da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem do Vietname (WCS).

Isto porque aquela que se pensava ser a única tartaruga desta espécie tão rara era um macho, que se encontra no Jardim Zoológico de Suzhou, na China, e que aumenta exponencialmente as chances de salvar a espécie da extinção.

Segundo o mesmo site, na altura em que foi encontrada, a fêmea pesava 86 quilos e media cerca de um metro de comprimento. Os investigadores, que a devolveram no mesmo dia ao lago vietnamita, mas com um chip, disseram que é um animal “forte e saudável.

Agora, a equipa está a planear uma visita às outras duas tartarugas avistadas, já durante a primavera deste ano, para confirmar não só a espécie, mas também o sexo. Se realmente forem espécimes da R. swinhoei, e se forem macho e fêmea, poderiam potenciar outro par de acasalamento, ou acasalar com o macho da China ou com a fêmea recém-descoberta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …