TAP muda refeições e classe económica fica reduzida a “snacks”

A partir de 27 de outubro, o tipo de assentos não será a única diferença entre a classe executiva e a classe económica dos voos da TAP. Este mês, as refeições servidas a bordo também serão distintas.

Por agora, os voos de médio curso da transportadora aérea portuguesa operados em aviões da Airbus, como pelos países da Europa, têm direito a uma refeição composta de wrap, queijo, bolachas – ou elementos de pastelaria e padaria portuguesa – e o serviço completo de bebidas.

A TAP vai dividir a classe económica em dois: a classe “economy” e a “economyXtra” – a primeira estará nos assentos verdes, a segunda nos vermelhos. Aí, além da distinção entre a qualidade dos assentos, passará a haver diferença nas refeições, como se depreende da nota que a empresa liderada por Antonoaldo Neves emitiu esta terça-feira, citada pelo semanário Expresso.

Os assentos verdes, em cadeiras não reclináveis, sem encosto de cabeça ajustável e sem suporte para tablet, só darão direito a um “snack” (batata frita e/ou pastel de nata) e a bebidas (vinhos, refrigerantes, café, água ou sumo).

Já os assentos vermelhos, que dispõem daquelas comodidades e ainda uma tomada elétrica e de USB, com espaço extra para as pernas, terão direito a comida quente nas refeições principais em voos de duração superior a 1h45.

Na classe EconomyXtra, haverá diferença consoante a duração do voo. Os mais curtos, terão um conjunto entre wraps, frutos secos e fruta fresca. Aqueles que se duram até 4h vão já ter pequeno-almoço com iogurtes, fruta e croissant e, nas horas de lanche, sandes e wraps, com pastelaria queijo e bolachas. Aqueles que se estendem entre 4h e 4h30 vão ter refeições sempre quentes, com pequeno-almoço incluído.

A diferenciação dentro da classe económica existirá nas rotas operadoras por Airbus, mas não nos equipamentos Embraer e ATR.

Questionada sobre se esta diferenciação não deixa clientes sem uma refeição reforçada nos voos, a assessoria de imprensa da TAP defende que “o objetivo desta evolução foi criar um produto com valor acrescentado para os passageiros, aumentando a flexibilidade na escolha da forma como cada um pretende viajar”.

“Ajustamos os serviços em terra e a bordo consoante cada tarifa. Nenhum passageiro deixará de ter refeição a bordo, apenas passar-lhe-á a ser oferecido um produto adequado à tarifa escolhida”, continua.

As tarifas mais baixas, a Discount e a Basic, vão permanecer na zona económica, a dos assentos verdes, e as restantes, mais elevadas (como Classic e Plus), na zona vermelha. “Mas há opção de compra para quem quiser passar para EconomyXtra”, sublinha a assessoria de imprensa. Para isso, terá um acrescento ao preço entre 20 a 30 euros, consoante o destino, de acordo com a nota.

A TAP é detida em 50% pela sociedade estatal Parpública, em 45% pela Atlantic Gateway e em 5% pelos trabalhadores numa relação acionista que tem sido marcada por alguma tensão com a gestão, encabeçada por Antonoaldo Neves.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A palavra “assento” não se usa em aeronáutica nem em português de Portugal continental que tal : cadeira, banco, lugar, poltrona agora assento têm os deputados na Assembleia da Républica.

  2. “Nenhum passageiro deixará de ter refeição a bordo, apenas passar-lhe-á a ser oferecido um produto adequado à tarifa escolhida”.
    Pois. Dentro de pouco tempo vão servir ar a quem for de económica…

  3. Sempre a piorar. Sempre a aproximarem-se das Low Cost, menos nas tarifas cobradas.
    Quem viaja frequentemente na Tap sabe que a qualidade das refeições é mesmo má. Se o “snack” for de qualidade, poderá compensar a troca.

  4. A TAP é péssima: os aviões partem sempre atrasados, é cara nos preços, as hospedeiras são arrogantes, agora decidiu dar sacos em vez de refeições quentes. A mim não me faz diferença nenhuma, evito ao máximo viajar na TAP.

RESPONDER

Portugal continua a importar milhares de toneladas de amianto

O amianto é um material cancerígeno que continua presente em muitas infraestruturas públicas e privadas em Portugal. Apesar disso, o país continua a importar milhares de toneladas. O alerta parte da plataforma SOS-Amianto, criada pela Quercus, …

Jovem muçulmana impedida de entrar em jogo de basquete por não querer mostrar os braços

Uma jogadora de basquetebol de 13 anos foi impedida de participar num jogo, no último domingo, por ter uma camisola de manga comprida por baixo do equipamento oficial. Segundo o Jornal de Notícias, Fatima Habib, jogadora …

Professor suspenso depois de dizer que se alunos faltassem a Moral não podiam entrar em igrejas

O professor que enviou um documento aos encarregados de educação a avisar que se os seus educandos continuassem a faltar às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica "corriam o risco" de não poder entrar …

Cheias já mataram duas pessoas. Veneza vai declarar estado de emergência

Luigi Brugnaro, presidente da câmara de Veneza, vai declarar estado de emergência na cidade que está inundada devido às piores cheias em 50 anos. Esta quarta-feira, é esperada uma nova subida da água na cidade italiana. …

Bolsonaro deixa PSL e cria um novo partido

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou esta terça-feira que decidiu abandonar o Partido Social Liberal (PSL) e criar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. A saída de Bolsonaro acontece na sequência de uma série …

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …