Avariados e em chamas. Tanques da Alemanha já são “motivo de chacota” na NATO

11

Num exercício militar recente, todos os 18 tanques alemães avariaram. O armamento envelhecido da Alemanha já é “motivo de chacota” na NATO.

Em setembro, Berlim forneceu à Ucrânia mais veículos blindados e sistemas de lançamento de foguetes, mas não os tanques de batalha pedidos por Kiev para a sua contraofensiva contra a Rússia. Talvez não tenha sido assim tão mau para os ucranianos quanto parece.

A ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht, convocou esta segunda-feira uma reunião de emergência após todos os 18 tanques germânicos terem avariado durante um exercício militar, neste mês.

A situação foi dada a conhecer num email de um alto oficial para o chefe das Forças Armadas, no qual é denunciado o “estado lamentável dos veículos de combate de infantaria”.

“Mesmo com os melhores preparativos, a questão da prontidão dos veículos tornou-se uma lotaria”, escreveu o major-general Ruprecht von Butler no documento citado pela Der Spiegel.

Durante um exercício para preparar uma brigada de tanques alemães para a força de resposta de “alta prontidão” da NATO, os tanques, conhecidos como Pumas, sofreram vários problemas.

Houve falhas eletrónicas, “defeitos na torre” e até um caso em que os soldados tiveram de abandonar o veículo após a cablagem ter incendiado, detalha o Politico. O Ministério da Defesa alemão mencionou um número “inesperadamente alto” de avarias.

A mesma fonte escreve que o armamento de má qualidade do exército alemão já se tornou “motivo de chacota” na NATO. A Alemanha prepara-se para liderar uma taskforce de resposta rápida (VJTF) da NATO, já no próximo ano.

“A NATO pode continuar a contar connosco para cumprir o nosso dever com a VJTF”, disse Christine Lambrecht, citada pelo Financial Times.

Recentemente, o Parlamento alemão aprovou a alocação de 8 mil milhões de euros para reformar parte do armamento militar. O dinheiro deverá ser gasto em novos caças F-35 dos EUA e também para a atualização técnica dos Pumas, escreve a CNN Portugal.

Lambrecht informou esta segunda-feira que a Alemanha não vai comprar mais tanques Puma até que estes se mostrem confiáveis.

“As recentes falhas do veículo de combate de infantaria Puma são um grande revés”, disse Lambrecht em comunicado citado pela Reuters, acrescentando que solicitou um relatório sobre o assunto até ao final da próxima semana.

Daniel Costa, ZAP //

11 Comments

  1. A famosa fiabilidade germânica está a tornar-se um mito – já se vê isso nos automóveis, onde foram ultrapassados pelos japoneses e pelos coreanos. É mais a fama que o proveito.

  2. Talvez seja esta a razão pela qual a NATO não quere ela própria combater, preferindo combater até ao último ucraniano… Muito corajoso…

    • Nuno, compreendo o que afirma mas, certamente ainda não reparou que no dia que a NATO entrar diretamente em guerra com a Rússia, esse dia representa o início da 3ª Guerra Mundial e muito provavelmente, o fim da vida humana na Europa tal como a conhecemos.

  3. Aqui estão os Americanos a Lucrar como eles tanto queriam, enquanto durar a Guerra os Americanos embolsam Milhões vendendo Armamento aos Europeus kkkkkk

  4. Tanta palermice que aqui anda. A Alemanha é um dos maiores produtores mundiais de armamento. E este armamento é do mais avançado que existe no mundo
    Falem do que sabem. Se não sabem, não falem. O problema da Alemanha é que a esmagadora maioria do armamento produzido é vendido a terceiros, não ficando nas próprias forças armadas. Isto é assim há muitos anos, até pelas fortes restrições ao seu armamento no seguimento das sanções da WWII.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.