Os humanos do Neolítico não tinham réguas, por isso usaram “tambores” para construir o Stonehenge

Um conjunto único de cilindros de giz conhecidos como os “Tambores de Folkton” poderiam ter sido projetados como “unidades métricas” pré-históricas e usado na construção de monumentos como o Stonehenge.

Os tambores têm cerca de cinco mil anos e foram encontrados em sítios arqueológicos da Grã-Bretanha mas, até recentemente, a função destes artefactos era desconhecida.

Mike Parker Pearson, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres, autor de uma nova investigação, explica num comunicado: “Durante quase 150 anos, os tambores de Folkton foram vistos como artefactos bonitos, mas insondáveis. Um novo entendimento de que os seus elementos de tamanho e design podem, de facto, ter aplicações para a construção de monumentos tem implicações interessantes para o conhecimento da sociedade neolítica.

O estudo, publicado na revista British Journal for History of Mathematics a 15 de dezembro, demonstrou que ao enrolar uma corda um número fixo de vezes em torno de cada tambor, pode-se obter uma unidade padrão de comprimento.

Esta unidade de comprimento parece ter sido usada na construção de grandes círculos de pedra e madeira, incluindo o Stonehenge. Os tambores de medição são objetos raros e enigmáticos que foram esculpidos em blocos de giz sólido por pessoas que viveram nas primeiras comunidades agrícolas na Grã-Bretanha durante o período neolítico até há cinco mil anos.

Três destes tambores foram descobertas em 1889 perto de Folkton, em Yorkshire, enquanto o quarto foi encontrado um século depois, perto de Lavant, no oeste de Sussex.

Os tambores parecem ter sido criados numa série de tamanhos cuidadosamente graduados, de modo que a circunferência de cada tambor possa ser usada para medir uma proporção fixa de um comprimento padrão de 3,22 metros. Uma corda deste comprimento envolve exatamente dez vezes a circunferência do menor tambor e exatamente nove, oito ou sete vezes ao redor de cada sequência de tambores maiores.

Estudos anteriores mostraram que múltiplos da medida padrão de 3,22 metros foram usados para estabelecer os diâmetros de grandes aterros circulares e os seus círculos de pedra e madeira no Stonehenge.

O desenho regular de monumentos rituais grandes e complexos, como o Stonehenge, implica que as obras fossem cuidadosamente examinadas e as dimensões exigidas das grandes pedras pudessem ser transferidas para pedreiras, localizadas a uma distância de até 260 quilómetros.

Os cilindros de medição teriam fornecido um método preciso e portátil para garantir que as pedras tinham o tamanho correto e que os monumentos de desenho semelhante fossem construídos em lugares separados.

Andrew Chamberlain, da Universidade de Manchester e co-autor do trabalho, disse: “Giz não é o material mais adequado para a fabricação de equipamentos de medição e acredita-se que os tambores podem ser réplicas dos padrões originais. No entanto, a madeira não é preservada na maioria dos sítios arqueológicos do Neolítico e os dispositivos de medição de madeira não foram encontrados na Grã-Bretanha pré-histórica”

“A existência destes dispositivos de medição implica, portanto, um conhecimento avançado em geometria pré-histórica e nas propriedades matemáticas dos círculos”, conclui Chamberlain.

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …