/

Os humanos do Neolítico não tinham réguas, por isso usaram “tambores” para construir o Stonehenge

Um conjunto único de cilindros de giz conhecidos como os “Tambores de Folkton” poderiam ter sido projetados como “unidades métricas” pré-históricas e usado na construção de monumentos como o Stonehenge.

Os tambores têm cerca de cinco mil anos e foram encontrados em sítios arqueológicos da Grã-Bretanha mas, até recentemente, a função destes artefactos era desconhecida.

Mike Parker Pearson, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres, autor de uma nova investigação, explica num comunicado: “Durante quase 150 anos, os tambores de Folkton foram vistos como artefactos bonitos, mas insondáveis. Um novo entendimento de que os seus elementos de tamanho e design podem, de facto, ter aplicações para a construção de monumentos tem implicações interessantes para o conhecimento da sociedade neolítica.

O estudo, publicado na revista British Journal for History of Mathematics a 15 de dezembro, demonstrou que ao enrolar uma corda um número fixo de vezes em torno de cada tambor, pode-se obter uma unidade padrão de comprimento.

Esta unidade de comprimento parece ter sido usada na construção de grandes círculos de pedra e madeira, incluindo o Stonehenge. Os tambores de medição são objetos raros e enigmáticos que foram esculpidos em blocos de giz sólido por pessoas que viveram nas primeiras comunidades agrícolas na Grã-Bretanha durante o período neolítico até há cinco mil anos.

Três destes tambores foram descobertas em 1889 perto de Folkton, em Yorkshire, enquanto o quarto foi encontrado um século depois, perto de Lavant, no oeste de Sussex.

Os tambores parecem ter sido criados numa série de tamanhos cuidadosamente graduados, de modo que a circunferência de cada tambor possa ser usada para medir uma proporção fixa de um comprimento padrão de 3,22 metros. Uma corda deste comprimento envolve exatamente dez vezes a circunferência do menor tambor e exatamente nove, oito ou sete vezes ao redor de cada sequência de tambores maiores.

Estudos anteriores mostraram que múltiplos da medida padrão de 3,22 metros foram usados para estabelecer os diâmetros de grandes aterros circulares e os seus círculos de pedra e madeira no Stonehenge.

O desenho regular de monumentos rituais grandes e complexos, como o Stonehenge, implica que as obras fossem cuidadosamente examinadas e as dimensões exigidas das grandes pedras pudessem ser transferidas para pedreiras, localizadas a uma distância de até 260 quilómetros.

Os cilindros de medição teriam fornecido um método preciso e portátil para garantir que as pedras tinham o tamanho correto e que os monumentos de desenho semelhante fossem construídos em lugares separados.

Andrew Chamberlain, da Universidade de Manchester e co-autor do trabalho, disse: “Giz não é o material mais adequado para a fabricação de equipamentos de medição e acredita-se que os tambores podem ser réplicas dos padrões originais. No entanto, a madeira não é preservada na maioria dos sítios arqueológicos do Neolítico e os dispositivos de medição de madeira não foram encontrados na Grã-Bretanha pré-histórica”

“A existência destes dispositivos de medição implica, portanto, um conhecimento avançado em geometria pré-histórica e nas propriedades matemáticas dos círculos”, conclui Chamberlain.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.