/

Jalalabad já caiu. Talibãs têm ordens para esperar às portas de Cabul

3

 

Nawid Tanha / Lusa

Os talibãs tomaram esta manhã a cidade afegã oriental de Jalalabad, deixando apenas Cabul, a capital do país, como a única grande cidade ainda controlada pelo Governo.

“Acordámos esta manhã com as bandeiras brancas dos talibãs por toda a cidade. Eles estão na cidade. Eles entraram sem lutar”, disse Ahmad Wali, residente em Jalalabad, à agência de notícias France-Presse (AFP).

O movimento extremista islâmico também reivindicou a conquista da cidade. “Há momentos, os mujahidines entraram em Jalalabad, a capital da província de Nangarhar. Todas as áreas estão agora sob o seu controlo”, disse Zabihullah Mujahid, um dos seus porta-vozes.

Os talibãs receberam ordens para permanecerem às portas de Cabul e não entrar na capital afegã, disse hoje um porta-voz, apesar de os insurgentes terem sido já avistados por residentes em subúrbios distantes.

“O Emirado Islâmico ordena a todas as suas forças que esperem às portas de Cabul, que não tentem entrar na cidade”, disse no Twitter Zabihullah Mujahid, um porta-voz dos talibãs.

“Há combatentes talibãs armados na nossa vizinhança, mas não há combates“, disse à AFP um residente de um subúrbio oriental da capital.

As forças de segurança do país, em coordenação com os parceiros internacionais, controlam a situação de segurança em Cabul“, referiu a Presidência afegã. O gabinete do Palácio Presidencial afegão confirmou, através do Twitter, que em várias áreas remotas de Cabul foram ouvidos disparos.

Para além de Cabul, um punhado de cidades mais pequenas ainda estão sob controlo governamental, mas, dispersas e isoladas da capital, já não possuem muito valor estratégico.

Em apenas dez dias, os talibãs tomaram o controlo da maior parte do país e chegaram às portas de Cabul. No sábado à noite, os talibãs tinham tomado Mazar-i-Sharif, a quarta maior cidade afegã e o principal centro urbano do norte do país.

Os talibãs lançaram a ofensiva em maio com o início da retirada final das tropas norte-americanas e estrangeiras, que deve estar concluída até 31 de agosto.

ZAP // Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.