Talibãs paquistaneses procuram novo líder

cartoon: Carlos Latuff / wikimedia

cartoon: Carlos Latuff / wikimedia

O conselho central dos talibãs paquistaneses reuniu-se no sábado para escolher um sucessor do chefe do movimento Hakimullah Mehsud, morto na sexta-feira por um drone norte-americano, informou a agência AFP.

Vários nomes já foram evocados, como Qari Walayat Mehsud, um primo de Hakimullah, Asmatullah Shaheen, chefe do conselho central dos talibãs, Khan Said “Sajna”, atual número dois da rebelião, e Mollah Fazlullah, comandante que assumiu o controlo do vale do Swat com os seus homens entre 2007 e 2009.

“O conselho central ouve as opiniões de todos os seus membros e comandantes, a escolha poderá levar tempo, uma vez que os membros do conselho central mudam a reunião constantemente de lugar” com receio de outro ataque de drone, disse um membro dos talibãs à AFP.

Os talibãs reuniram-se no sábado num local secreto nas zonas tribais.

Mehsud, que estava à frente dos talibãs paquistaneses desde 2009, foi morto na sexta-feira, bem como quatro familiares, perto de Miranshah, capital do Waziristão do Norte, distrito tribal do noroeste do Paquistão e que é o epicentro do movimento jihadista na região.

Um funeral secreto teve lugar na sexta-feira, contando com a presença de comandantes talibãs, na localidade onde Mehsud foi morto, indicaram fontes dos talibãs citadas pela AFP.

O ministro do Interior paquistanês, Chaudhry Nisar, acusou no sábado os Estados Unidos de “sabotarem” as negociações de paz com os talibãs com o ataque através de um avião não tripulado (`drone`) que matou Mehsud.

O ataque ocorreu algumas horas antes do encontro previsto entre uma equipa de religiosos e responsáveis do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), movimento dos talibãs paquistaneses, para se iniciarem negociações de paz, disse Nisar numa conferência de imprensa.

O governante explicou que o governo trabalhou nas últimas sete semanas para “tentar trazer a paz ao Paquistão”, lamentando que Washington tenha prejudicado tal esforço “18 horas antes de uma delegação (…) entregar o convite formal” aos talibãs para negociações.

“O governo do Paquistão não vê este ataque de `drone` como um ataque a um indivíduo, mas sim como um ataque ao processo de paz”, disse.

EUA rejeitam terem afetado as negociações de paz do Paquistão com talibãs

Os Estados Unidos rejeitaram no sábado que o seu ataque com drone que causou a morte ao líder dos talibãs paquistaneses, Hakimullah Mehsud, tenha afetado negativamente os esforços do Paquistão para negociações de paz com os talibãs.

Um responsável do Departamento de Estado norte-americano, citado pela agência AFP, recusou-se a confirmar que Mehsud foi morto na sexta-feira, insistindo que o Paquistão e os Estados Unidos “partilham um interesse estratégico em acabar com a violência extremista”.

“Mantemos o diálogo com o Paquistão em relação a todos os aspetos da relação e dos nossos interesses comuns, incluindo a cooperação em matéria de segurança e contraterrorismo, e trabalhamos em conjunto para enfrentar as preocupações de ambos”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …