Talibãs paquistaneses procuram novo líder

cartoon: Carlos Latuff / wikimedia

cartoon: Carlos Latuff / wikimedia

O conselho central dos talibãs paquistaneses reuniu-se no sábado para escolher um sucessor do chefe do movimento Hakimullah Mehsud, morto na sexta-feira por um drone norte-americano, informou a agência AFP.

Vários nomes já foram evocados, como Qari Walayat Mehsud, um primo de Hakimullah, Asmatullah Shaheen, chefe do conselho central dos talibãs, Khan Said “Sajna”, atual número dois da rebelião, e Mollah Fazlullah, comandante que assumiu o controlo do vale do Swat com os seus homens entre 2007 e 2009.

“O conselho central ouve as opiniões de todos os seus membros e comandantes, a escolha poderá levar tempo, uma vez que os membros do conselho central mudam a reunião constantemente de lugar” com receio de outro ataque de drone, disse um membro dos talibãs à AFP.

Os talibãs reuniram-se no sábado num local secreto nas zonas tribais.

Mehsud, que estava à frente dos talibãs paquistaneses desde 2009, foi morto na sexta-feira, bem como quatro familiares, perto de Miranshah, capital do Waziristão do Norte, distrito tribal do noroeste do Paquistão e que é o epicentro do movimento jihadista na região.

Um funeral secreto teve lugar na sexta-feira, contando com a presença de comandantes talibãs, na localidade onde Mehsud foi morto, indicaram fontes dos talibãs citadas pela AFP.

O ministro do Interior paquistanês, Chaudhry Nisar, acusou no sábado os Estados Unidos de “sabotarem” as negociações de paz com os talibãs com o ataque através de um avião não tripulado (`drone`) que matou Mehsud.

O ataque ocorreu algumas horas antes do encontro previsto entre uma equipa de religiosos e responsáveis do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), movimento dos talibãs paquistaneses, para se iniciarem negociações de paz, disse Nisar numa conferência de imprensa.

O governante explicou que o governo trabalhou nas últimas sete semanas para “tentar trazer a paz ao Paquistão”, lamentando que Washington tenha prejudicado tal esforço “18 horas antes de uma delegação (…) entregar o convite formal” aos talibãs para negociações.

“O governo do Paquistão não vê este ataque de `drone` como um ataque a um indivíduo, mas sim como um ataque ao processo de paz”, disse.

EUA rejeitam terem afetado as negociações de paz do Paquistão com talibãs

Os Estados Unidos rejeitaram no sábado que o seu ataque com drone que causou a morte ao líder dos talibãs paquistaneses, Hakimullah Mehsud, tenha afetado negativamente os esforços do Paquistão para negociações de paz com os talibãs.

Um responsável do Departamento de Estado norte-americano, citado pela agência AFP, recusou-se a confirmar que Mehsud foi morto na sexta-feira, insistindo que o Paquistão e os Estados Unidos “partilham um interesse estratégico em acabar com a violência extremista”.

“Mantemos o diálogo com o Paquistão em relação a todos os aspetos da relação e dos nossos interesses comuns, incluindo a cooperação em matéria de segurança e contraterrorismo, e trabalhamos em conjunto para enfrentar as preocupações de ambos”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …