Talibãs atacam prisão e libertam centenas de prisioneiros no Afeganistão

EPA / NAWEED HAQJOO

Soldados do exército afegão depois do ataque à prisão de Ghazni por militantes talibãs

Soldados do exército afegão depois do ataque à prisão de Ghazni por militantes talibãs

Um comando talibã atacou na madrugada desta segunda-feira uma prisão no leste do Afeganistão, na província de Ghazni, e libertou centenas de prisioneiros, informaram as autoridades.

“Por volta das 02:30 seis rebeldes talibãs vestidos com uniformes militares atacaram a prisão de Ghazni. Primeiro fizeram explodir um carro armadilhado em frente ao portão, depois lançaram uma granada antitanque RPG e, de seguida, invadiram a prisão”, disse à AFP o vice-governador da província Mohammad Ali Ahmadi.

De acordo com o vice-governador, depois de terem ultrapassado os guardas da prisão, os rebeldes invadiram a prisão, permitindo a fuga de 352 prisioneiros, sendo que quase 150 eram militantes do movimento talibã.

Já o Ministério do Interior do Afeganistão estima que o ataque à prisão poderá ter resultado na fuga de até 400 presos, sendo que 80 foram já recapturados.

O ataque resultou na morte de quatro polícias afegãos e de três rebeldes. Outros sete polícias ficaram feridos.

Um dos porta-vozes dos talibãs, Zabihullah Mujahid, já confirmou a responsabilidade dos rebeldes.

“Esta operação, que foi um sucesso, teve início às duas da manhã e prolongou-se durante várias horas. A prisão ficou sob controlo talibã”, afirmou Muhahid, citado pelo Daily Mail.

“Nesta operação, 400 homens inocentes foram libertados e levados para áreas que estão sob controlo dos mujahedines”, acrescentou.

A NATO terminou a missão no Afeganistão em dezembro de 2014, embora uma força de 13 000 elementos permaneça no local para operações de formação e de luta contra o terrorismo.

No início de setembro, o presidente do Afeganistão Ashraf Ghani implorou por mais apoio internacional, afirmando que o país enfrenta uma série de desafios económicos e de segurança.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertas duas anãs brancas que orbitam entre si a cada 20 minutos

Cientistas do Harvard & Smithsonian Center, nos Estados Unidos, descobriram uma anã branca binária composta por duas estrelas com um núcleo de hélio que orbitam entre si a cada 1.201 segundos, isto é, pouco mais …

Dispositivo de grafeno pode transformar sinais de Wi-Fi em energia

A tecnologia do carregamento sem fio não é muito mais útil do que conectar o telemóvel a um cabo, já que, de qualquer das maneiras, precisamos de estar em contacto com o carregador. No entanto, …

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …