“Take 3”. Há um desafio de verão a espalhar-se pelas redes sociais

t3mujin / Flickr

Há um mar de lixo a poluir as praias portuguesas e a mudança em cada um pode significar transformações maiores.

Um movimento internacional parece entrar agora no radar do verão português. Take 3 é uma organização australiana criada por Tim Silverwood, ambientalista, surfista e orador, que começou por fazer o trabalho de levar, de cada vez que saía de uma praia, três objetos de plástico com ele.

A ideia nasceu em 2009. A ecologista marinha Roberta Dixon-Valk e a educadora de jovens Amanda Marechal desenvolveram o Take 3 – uma ideia em que uma ação simples poderia produzir consequências profundas. Juntando forças com o ambientalista Tim Silverwood, o trio lançou publicamente o Take 3 como organização em 2010.

O objetivo é, quando for à praia – ou mesmo em qualquer lugar -, levar 3 pedaços de lixo para fazer a diferença.

Em Portugal, não é precisa muita atenção para que se encontrem materiais plásticos na praia. Por isso a iniciativa #take3forthesea (leva 3 pelo mar), que entretanto cresceu, tem sido partilhada em perfis nacionais com assinalável sucesso.

Mais de 8,3 mil milhões de toneladas de plástico foram feitas desde que a sua produção em massa começou na década de 1950. Apenas 9% do plástico foi reciclado, os outros 91% estão em aterros sanitários, flutuam nos nossos oceanos ou foram queimados. Estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico entram no oceano todos os anos.

A poluição plástica está a matar a vida selvagem, a devastar os oceanos e a ameaçar a saúde do nosso planeta. Os mares estão cheios de partículas de plásticos. Mas todo este lixo não para no mar. Estas pequenas partículas acabam ingeridas por animais marinhos e entram na cadeia alimentar. No fim da linha, os humanos acabam por comer plástico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.