“Take 3”. Há um desafio de verão a espalhar-se pelas redes sociais

t3mujin / Flickr

Há um mar de lixo a poluir as praias portuguesas e a mudança em cada um pode significar transformações maiores.

Um movimento internacional parece entrar agora no radar do verão português. Take 3 é uma organização australiana criada por Tim Silverwood, ambientalista, surfista e orador, que começou por fazer o trabalho de levar, de cada vez que saía de uma praia, três objetos de plástico com ele.

A ideia nasceu em 2009. A ecologista marinha Roberta Dixon-Valk e a educadora de jovens Amanda Marechal desenvolveram o Take 3 – uma ideia em que uma ação simples poderia produzir consequências profundas. Juntando forças com o ambientalista Tim Silverwood, o trio lançou publicamente o Take 3 como organização em 2010.

O objetivo é, quando for à praia – ou mesmo em qualquer lugar -, levar 3 pedaços de lixo para fazer a diferença.

Em Portugal, não é precisa muita atenção para que se encontrem materiais plásticos na praia. Por isso a iniciativa #take3forthesea (leva 3 pelo mar), que entretanto cresceu, tem sido partilhada em perfis nacionais com assinalável sucesso.

Mais de 8,3 mil milhões de toneladas de plástico foram feitas desde que a sua produção em massa começou na década de 1950. Apenas 9% do plástico foi reciclado, os outros 91% estão em aterros sanitários, flutuam nos nossos oceanos ou foram queimados. Estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico entram no oceano todos os anos.

A poluição plástica está a matar a vida selvagem, a devastar os oceanos e a ameaçar a saúde do nosso planeta. Os mares estão cheios de partículas de plásticos. Mas todo este lixo não para no mar. Estas pequenas partículas acabam ingeridas por animais marinhos e entram na cadeia alimentar. No fim da linha, os humanos acabam por comer plástico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nem favor, nem desfavor". Costa nega tratamento especial a Isabel dos Santos

O primeiro-ministro falou esta quarta-feira pela primeira vez do caso "Luanda Leaks", rejeitando a acusação do Bloco de Esquerda de que deu um tratamento especial à empresária angolana Isabel dos Santos. António Costa falava aos jornalistas …

Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR. A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem …

Cientistas reconstruiram o rosto de uma escocesa nobre com lepra (e de um homem sem mandíbula)

A Câmara Municipal de Edimburgo e a Universidade de Dundee, na Escócia, uniram-se para reconstruir os rostos de pessoas cujos restos mortais foram descobertos sob a famosa Catedral de Santo Egídio nas décadas de 1980 e …

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Luanda Leaks. Gestor do EuroBic encontrado morto em Lisboa

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado sem vida na noite desta quarta-feira no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …