Tribunal Arbitral do Desporto dá razão ao Sporting no caso Palhinha

José Coelho / EPA

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão ao Sporting no caso Palhinha, tendo considerado que o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não deve punir o jogador quando o próprio árbitro admitiu que mostrou o cartão amarelo indevidamente.

Recorde-se que João Palhinha viu o quinto amarelo num jogo frente ao Boavista, que o impedia de estar em campo na jornada seguinte, na receção ao Benfica. O Sporting apresentou um recurso ao CD da FPF, que o julgou improcedente e manteve o castigo.

Os leões decidiram, então, recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto, que agora julgou procedente o recurso apresentado contra o Conselho de Disciplina.

No acórdão, a que o jornal A Bola teve acesso, pode ler-se a decisão de “declarar procedente o presente recurso quanto ao invocado não cometimento pelo demandante da infração disciplinar prevista e punida no artigo 164.º, n.º 7, do RDLPFP, por ausência na concreta situação sub judice do pressuposto factual objetivo típico de que depende tal cometimento, anulando, consequentemente, a decisão disciplinar sancionatória recorrida, com absolvição do demandante da infração por que foi disciplinarmente sancionado com suspensão de um jogo e multa de 153 euros”.

O TAD teve em conta o depoimento do árbitro Fábio Veríssimo sobre o lance em causa, que admitiu ter mostrado o cartão amarelo indevidamente.

“Ora, conforme resulta do 22.º facto considerado provado, segundo a afirmação do próprio Fábio Veríssimo, o árbitro do jogo sub judice (cfr. 14.º facto considerado provado), a sua exibição ao Demandante do cartão amarelo identificado no 2.º facto considerado provado não foi, segundo as normas técnicas e disciplinares da própria competição desportiva, uma atuação adequada“, pode ainda ler-se no acórdão, citado pelo site Sapo Desporto.

“Devido ao meu posicionamento no momento da jogada, levou-me a agir disciplinarmente por ter considerado que o jogador do Boavista se encontrava liberto de opositores e preparado para rematar à baliza quando foi empurrado pelo jogador n.º 6 do Sporting. Após visionar as imagens da jogada (ângulo oposto ao meu posicionamento) considero que a mesma não cumpre os critérios para ataque prometedor. Deste modo, a ação disciplinar não foi adequada”, frisou na altura o árbitro.

O Tribunal Arbitral do Desporto determinou ainda que as custas do processo sejam suportadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

O jogador continuou a ser opção para o treinador Rúben Amorim, uma vez que, além de o clube ter recorrido ao TAD, o jogador também apresentou uma providência cautelar no Tribunal Central Administrativo do Sul. A Federação Portuguesa de Futebol também recorreu para o Supremo Tribunal Administrativo desta decisão.

Emprestado ao Sporting de Braga na época passada, João Palhinha tem sido opção regular na equipa titular sportinguista. O médio, de 25 anos, tem contrato até julho de 2025 e está blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Não há comentários…!!
    Para incendiar estão disponíveis….

    Quando não lhes interessava ficam caladinhos ….!

  2. Vai dar uma bela salganhada. Aberta a caixa de pandora.
    O erro sempre existiu e existirá, mas isto parece como o jogar no totobola à 2ª feira.
    Aguardemos os próximos capítulos …

    • Se considerar o amarelo mostrado nesta situação um “erro”. Para mim não foi um “erro”. Foi uma vontade enorme de castigar o jogador, acabadinho de entrar, para não jogar no jogo seguinte. Adivinhe contra quem?
      O problema é que a coisa foi tão óbvia que o árbitro, para se “limpar”, veio depois dizer que foi um “erro”.
      Ou também é de opinião que aquele amarelo faz algum sentido?

      • O maior problema em Portugal é que cada um só olha para o seu umbigo e o seu caso ou situação é que é importante e o mais importante. Eu não sou árbitro e nem sequer vi o lance nem o jogo do Palhinha. Sei que os árbitros erram, quanto a ser voluntariamente ou involuntariamente tenho as minhas dúvidas. O que não pode acontecer é um árbitro tomar uma decisão no jogo, que pode ser errada e depois do jogo, ao ver a situação na televisão, alterá-la. Falemos de um outro caso concreto que por acaso vi o resumo: o penalti do Braga contra o Famalicão. Pelas imagens trata-se de simulação e o árbitro errou, mas já se aceita menos que o VAR tenha errado. Pela sua ideia, o Famalicão foi deliberadamente prejudicado e queixa-se como o Sporting. O tribunal dá-lhe razão passados uns tempos e assim em vez de possivelmente descer o Famalicão, desce outro clube. É assim que quer que as coisas funcionem, na secretaria ? Escusa de retorquir que a minha ideia é que continue tudo na mesma, que não é: há que melhorar os árbitros, os VAR e o protocolo do VAR. Relativamente a outros comentários de sportinguistas que há muito esperam pela felicidade de um campeonato, cnvém salientar que o povo na sua enorme sabedoria diz que ri melhor quem ri no fim …

    • O que é ridículo é andarem anos a fio a perseguirem sempre o mesmo clube quando existem centenas de casos gravíssimos atualmente apontados ao Benfica e o seu presidente e o que vemos por parte da justiça é zero, porque será? Quem estará por detrás de tudo isso?

      • É ridículo os adeptos do Sporting queixarem-se de ser prejudicados, particularmente este ano. É ridículo porque prejudicados e com razão de queixa são os clubes mais pequenos e não andam feitos calimeros. É ridículo os sportinguistas andarem preocupados com o Benfica em vez de se preocuparem em esclarecer como aconteceu Alcacete e quem foram os culpados ( até agora só foi o porteiro !!!)

        • O autocarro do Benfica atacado à pedrada ainda há bem pouco tempo, outro caso no Estoril em justiça, adeptos de futebol mortos, de que clube são e de que clube são os autores? E tantos outros casos! Quanto a calimeres pelo que ouvimos os tais pequenos vão comendo e calando à custa de subornos vindos da “catedral”, é pena de facto a justiça não ir ao encontro da verdade para descobrir os autores se os há e desfazer todas as dúvidas, algum poder existe para que tudo isto esteja encravado!

          • Adeptos que atacam os próprios jogadores do clube como em Alcacete, vergonha inédita mundial e ainda arrotam postas de pescada dos outros.
            Para esse peditório pode ir ouvir a cassete do Álvaro Cunhal. Tenho mais do que fazer …

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …