Taça da Liga vai mudar (muito). E vêm aí entrevistas ao intervalo na Liga

FPF

O formato desta época contou com 34 equipas. Daqui a dois anos deverá ter apenas quatro, e fora de Portugal. Entrevista rápida ao intervalo? É provável.

A Taça da Liga tem passado por diferentes formatos, desde a sua criação há 15 anos.

O formato desta época colocou todas as equipas das I e II Ligas (exceptuando as equipas B) numa fase de grupos, antes dos quartos-de-final, das meias-finais e da final.

Isso vai mudar daqui a dois anos. A ideia foi confirmada nesta quinta-feira, nas Jornadas Anuais da Liga Portugal, no auditório do Estádio Municipal de Braga.

A Taça da Liga teve 34 equipas nesta temporada; mas deve passar a ter apenas quatro em 2024/25.

O formato será meias-finais e final, provavelmente jogadas noutro país. As quatro equipas apuradas serão as quatro melhores do campeonato anterior.

A Taça de Portugal também vai ser reformulada mas, para já, a Liga não revelou o que vai acontecer. Apenas salientou que é preciso ajustar categorias às realidades internacionais.

Entre outras medidas, haverá uma aposta de melhoria do produto televisivo: prevê-se, por exemplo, uma entrevista rápida ao intervalo.

A nível financeiro, o modelo fair-play da UEFA será analisado, comparando com o modelo interno, e a Liga tentará uma “distribuição justa e equitativa para o Futebol Profissional da, cada vez maior, receita obtida com as apostas desportivas”.

Já em relação à tecnologia, a Liga Portugal quer uma ‘Estádio Digital’, para “proporcionar uma melhor experiência do adepto, assim como maior proximidade com o respectivo clube”.

As pessoas com deficiência deverão ter acesso mais fácil aos estádios: no processo de bilhética, nos trajectos a percorrer, lugares de estacionamento, instalações e na experiência com o adepto.

As conclusões serão analisadas pelo Grupo de Trabalho Regulamentar, que vai apresentar propostas para os regulamentos da Liga serem alterados.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.