/

Tábua suméria com a assinatura mais antiga de sempre vendida em leilão

Bloomsbury Auctions / BNPS

Uma antiga tábua suméria com a receita de fabrico de cerveja foi vendida em leilão por 230 mil dólares. O artefacto contém a assinatura mais antiga alguma vez encontrada.

Um colecionador norte-americano comprou uma antiga tábua suméria por 230 mil dólares. O artefacto descoberto no sítio arqueológico da antiga cidade de Uruk, no atual Iraque, contém a assinatura mais antiga alguma vez encontrada. Segundo o All That’s Interesting, fazia parte da coleção privada de tábuas e manuscritos Schøyen.

A inscrição na tábua detalha a venda de cevada, tipicamente usada para o fabrico de cerveja. Os símbolos no canto superior esquerdo é aquilo que os especialistas acreditam ser a mais antiga assinatura conhecida, traduzida por “Kushim”. Provavelmente, o nome era de um escriba do governo que colocou a inscrição na tábua de argila para uso administrativo.

Há também quem sugira que, em vez de um nome de uma pessoa, “Kushim” seja o nome de uma agência governamental ou um cargo. O nome foi também encontrado noutras 17 tábuas.

“29.086 medidas cevada 37 meses Kushim” é a tradução completa da tábua, feita pelo autor do artigo científico, Y. N. Harari. Os restantes símbolos representam o processo industrial de fabrico de cerveja.

Os investigadores acreditam que a tábua tenha cerca de 5 mil anos. O artefacto, que tem 7x7cm, foi vendido num leilão da Bloomsbury Auctions, em Londres, Reino Unido.

“Só se tem algumas oportunidades de trabalhar com qualquer item de tal importância, fazendo um marco na talvez mais importante invenção humana – a escrita”, disse Timothy Bolton, um especialista da Bloomsbury Auctions.

Era esperado que a tábua fosse vendida por um preço entre 90 e 200 mil dólares, mas face ao entusiasmo dos colecionadores, acabou por ser comprada por 230 mil dólares.

A Suméria é a mais antiga civilização conhecida da região do sul da Mesopotâmia, na região dos rios Tigre e Eufrates, durante as idades do Calcolítico e da Idade do Bronze, e uma das primeiras civilizações do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.