Tabaqueira condenada a pagar 23 mil milhões a viúva de fumador

Um tribunal da Florida condenou a RJ Reynolds Tobacco Company a pagar 23,6 mil milhões de dólares à viúva de um fumador, que morreu de cancro do pulmão. Não é gralha: 23,6 MIL milhões de dólares.

“Esperamos que este veredito constitua uma mensagem para a RJ Reynolds e todas as outras grandes tabaqueiras, para que parem de pôr em causa a vida de pessoas inocentes”, disse em comunicado Wille Gary, advogado de defesa da viúva, Cynthia Robinson.

O veredito é uma das indemnizações mais elevadas na história da Florida,  equivalendo a 17,5 mil milhões de euros. É um quarto do valor do resgate que Portugal pediu em 2011 à troika, de 72 mil milhões.

Do total que a empresa norte-americana terá de pagar, 16 mil milhões de dólares dizem apenas respeito aos malefícios causados à saúde de Michael Johnson.

Durante o julgamento, que durou quatro semanas, o advogado da viúva argumentou que a RJ Reynolds “não tinha tomado as medidas necessárias para informar os consumidores sobre os perigos do tabaco”.

“Esta negligência terá levado Johnson a contrair o cancro no pulmão”, justificou o advogado.

A tabaqueira norte-americana argumentou que Johnson se tinha tornado num “viciado” e que falhou as diferentes tentativas para deixar de fumar.

O tribunal emitiu o seu veredito após cerca de 15 horas de deliberação.

A RJ Reynolds anunciou, entretanto, que vai recorrer da decisão do tribunal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ex-presidente B. Obama prometeu durante a sua campanha, para presidente dos USA que encerraria a prisão de Guantánamo mas, cumpriu dois mandatos como presidente e não cumpriu a palavra, lamentável, o espaço vital dos americanos continua a ser, ocupar/usar o que não lhes pertence.

RESPONDER

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …