/

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

DR

T-shirt reduz efeitos da menopausa

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa.

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento estampado que regula a temperatura corporal.

A tecnologia já patenteada e aprovada pelo Infarmed que chega, agora, ao mercado evita que a mulher tenha afrontamentos, retenções de líquidos, alterações de humor, insónias e mal-estar.

“Muitas senhoras que testaram, surpreenderam-se com os benefícios de utilizar apenas esta t-shirt para reduzir os sintomas da menopausa, dizem que a sua vida se tornou mais agradável e confortável”, aponta a cientista.

Filipa Fernandes, formada pela Escola de Engenharia da UM, decidiu, entretanto, testar a inovação com mulheres em tratamento para o cancro ou que tinham tido essa doença.

“Funcionou de novo. Algumas senhoras quiseram retirar a medicação habitual para o teste ser total e, no final, não voltaram a precisar de parte dela, por indicação do médico”, revela a cientista citada num comunicado da UM.

“Não estamos a tratar o cancro, mas estamos claramente a contribuir para uma melhor qualidade de vida das pacientes“, sublinha.

Para já, a t-shirt só pode ser comprada na loja online Style-out por 39,90 euros.

Tecnologia RT ajuda perante o calor e o frio

A tecnologia designada RT aparece na t-shirt sobretudo na zona do tórax e da coluna, sendo baseada em silicone medicinal e em materiais de mudança de fase, isto é, que permitem manter a temperatura corporal da pessoa (36.5º graus celsius, em média), independentemente da temperatura ambiente.

“A RT armazena e liberta grandes quantidades de energia, como absorver calor durante o dia e libertá-lo à noite”, explica Filipa Fernandes.

O revestimento é programado para uma determinada temperatura e leva o organismo humano a mantê-la. Assim, ajuda o corpo a actuar “perante o calor (vasodilatação) e o frio (vasoconstrição)”, salienta o comunicado da UM.

“Este sistema de termorregulação provou ser bastante eficaz face a afrontamentos. Numa situação normal, estas repentinas sensações de calor no peito e na cara da mulher estender-se-iam aos poucos pelo resto do corpo, podendo provocar suor excessivo”, refere ainda o mesmo comunicado.

Para pilotos do Dakar ou aventureiros no Ártico…

A inovação “permite, assim, de forma simples e prática, o conforto e o bem-estar dos utilizadores, sobretudo em ambientes desfavoráveis“, e até ao fim de vida útil da t-shirt, aponta ainda a Universidade.

A tecnologia RT “é versátil e pode ser aplicada a diversos produtos e contextos, como segurança, saúde, desporto e turismo”, sustenta ainda a investigadora, dando como exemplos os “militares em missões com muito calor de dia e frio intenso à noite”, “pessoas em hipo/hipertermia, pilotos do Dakar ou aventureiros no Ártico“.

Além disso, o material utilizado “também é antifúngico e antimicrobiano“, aponta o comunicado da Universidade.

Nos testes de 50 lavagens a 60º graus celsius, o revestimento da t-shirt “ficou intacto”, assegura também a UM.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.