Suspensa reutilização de manuais escolares. Zero calcula mais 90 mil árvores abatidas

Mário Cruz / Lusa

A associação ambientalista Zero calcula que a suspensão da reutilização de manuais escolares no próximo ano letivo levará ao abate acrescido de 92.500 árvores – cerca de 92 hectares -, à emissão acrescida de 1500 toneladas de CO2 e ao gasto acrescido de 130 milhões de litros de água.

“A decisão tomada pela Assembleia da República, no âmbito do orçamento suplementar para 2020, de impedir a reutilização de manuais escolares no ano letivo 2020/2021, independentemente dos custos associados, é uma má decisão do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade. A ZERO considera que esta tomada de decisão demonstra como a sustentabilidade ainda não entrou na agenda política”, referiu a associação em comunicado, citada esta sexta-feira pelo ECO.

Na segunda-feira, os encarregados de educação de alunos do ensino básico e secundário poderão aceder à plataforma Mega – Manuais Escolares Gratuitos para reclamar os vouchers que permitem aceder aos livros para o próximo ano letivo, algo que custará ao Governo 150 milhões de euros.

Neste próximo ano letivo, os estudantes terão dois conjuntos completos de manuais escolares, medida que visa recuperar alguma da matéria.

De acordo com a Zero, faltou debater “alternativas à travagem de um processo que finalmente tinha colocado Portugal, após décadas de desperdícios gigantescos de recursos naturais e despesas muito significativas para as famílias, no percurso de outros países da UE [União Europeia] onde a reutilização há muito é praticada”.

Os ambientalistas apontaram soluções para reforçar a aprendizagem no próximo ano. Estas passam por manter a entrega dos manuais nos anos de mudança de ciclo e no 12º ano; deixar ao critério das escolas a decisão sobre a reutilização de manuais; garantir manuais extra consoante as necessidades para trabalho em sala de aula; manter a entrega dos manuais para reutilização por todos os alunos que possam ter acesso a recursos digitais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A reutilização é desde há muito sabotado pelas editoras envolvidas. Em não separar o livro do caderno de trabalhos, são eles quem abatem as árvores. O livro e o caderno estão impressos propositadamente juntos, o que prova o oportunismo e malfades destes empresas Portugueses.

RESPONDER

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …

Votar contra a reforma das Forças Armadas seria "uma contradição muito grande", diz Rio

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que seria uma "contradição muito grande" votar contra a reforma das Forças Armadas, defendida pelo partido "há anos", só porque foi apresentada pelo …

Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto

Os testes preliminares da vacina contra a covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 2 do processo. Após as duas doses da vacina, os testes realizados …

Gestor de redes sociais do Chega suspenso pelo Twitter

O gestor das redes sociais do Chega viu a sua conta pessoal ser suspensa pelo Twitter. Na semana passada, apresentou-se em tribunal devido ao processo movido pela família do Bairro da Jamaica. "Falta muito mato para …

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …