Pele seca tem cinco suspeitos. “Comer” água pode ajudar

Especialmente nos dias de inverno, a pele seca pode ser um problema. Para hidratar a pele eficazmente, além de beber água devemos… “comê-la”.

A pele seca pode ser exacerbada por certos alimentos e bebidas, especialmente durante os meses de inverno, quando o clima frio e o aquecimento interno podem levar à desidratação da pele.

Uma das formas de hidratar a pele é fazê-lo “de dentro para fora”, como explica, ao HuffPost, a porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, Sue-Ellen Anderson-Haynes.

“Podemos passar muito tempo com produtos para hidratar a pele por fora quando realmente precisamos começar por dentro,” diz — e isso inclui o que comemos e bebemos.

Cafeína

A cafeína encontrada no café, chá, refrigerantes e bebidas energéticas pode contribuir para a desidratação da pele se consumida em excesso, particularmente porque pode interferir com a qualidade do sono.

O sono é fundamental para a renovação e hidratação da pele; assim, recomenda-se limitar a ingestão de cafeína.

Álcool

O álcool atua como um diurético, levando a um aumento da perda de água e podendo desidratar a pele. Também prejudica o sono e reduz os antioxidantes naturais do corpo, tornando a pele mais vulnerável a danos.

Reduzir o consumo de álcool pode melhorar visivelmente a hidratação da pele e a aparência geral.

Sódio

A ingestão elevada de sódio pode retirar água das células, levando a maior desidratação.

Muitas pessoas excedem a ingestão diária recomendada de sódio, principalmente através de alimentos processados. Monitorizar e reduzir a ingestão de sal pode melhorar o tom e a elasticidade da pele.

Açúcares

O consumo excessivo de açúcar pode danificar a produção de colagénio, essencial para a elasticidade e saúde da pele.

Recomenda-se limitar os açúcares adicionados, que está presente em muitas bebidas e alimentos processados. Optar por água e frutas naturalmente doces em vez de bebidas e lanches açucarados pode ajudar à saúde da pele.

Fritos

Alimentos fritos, ricos em óleos, podem desencadear inflamação e contribuir para a desidratação e problemas de pele.

Alternativas como assar ou usar uma fritadeira a ar são recomendadas.

Solução? Beber e “comer” água

Para hidratar a pele eficazmente, além de beber água, devemos… “comer água”, isto é, comer alimentos ricos em água, como espinafres, pepinos, bagas, melões e pimentos.

“O líquido fica aprisionado dentro das células do alimento e é libertado lentamente durante o processo digestivo para uma fonte de hidratação agradável e constante,” sublinha a porta-voz.

Além disso, é importante incorporar alimentos ricos em gorduras saudáveis, como ômega-3, encontrados em abacates, sementes de chia e peixe, pode apoiar ainda mais a hidratação da pele.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.