Suspeito do ataque a um padre em Lyon libertado por falta de provas

O suspeito de ter baleado, no sábado, o padre ortodoxo no interior de uma igreja, em Lyon, foi hoje libertado por falta de provas que o pudessem incriminar, disse o Ministério Público.

“No estado atual das investigações conduzidas pelos investigadores, nenhum elemento permite implicar o suspeito nos atos”, disse o Ministério Público, acrescentando que o estado mental do suspeito é incompatível com a prisão e aconselhou que fosse levado para um hospital psiquiátrico.

O homem foi preso no distrito de Lyon, próximo do tempo ortodoxo grego onde ocorreu o ataque, por corresponder com a descrição que as testemunhas fizeram do autor do tiroteio e que fugiu. Trata-se de um sem abrigo que não transportava armas no momento da detenção.

De momento, os investigadores não descartam nenhuma hipótese sobre o tiroteio que feriu com gravidade o arcipreste da Igreja ortodoxa de Lyon, embora a investigação não esteja a cargo da Procuradoria Antiterrorista, o que descarta motivos terroristas. A investigação mantém-se aberta, exclusivamente, como “tentativa de homicídio”.

Este ataque aconteceu dois dias depois de três pessoas terem sido decapitadas numa basílica católica, em Nice, por um imigrante tunisino que tinha entrado em França de forma irregular.

Em pouco mais de um mês, foi o terceiro atentado de caráter islâmico que a França sofreu, o que levou as autoridades a aumentar a segurança nos templos durante a celebração do feriado de Todos os Santos.

Os ataques acontecem poucos dias após o assassinato do professor francês Samuel Paty, que foi decapitado em Paris depois de usar caricaturas do profeta Maomé numa aula sobre liberdade de expressão.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …

Correos Express "passa a perna" aos CTT. Empresa quer conquistar Portugal para ter oferta ibérica na Ásia

A empresa espanhola concorrente dos CTT está a monopolizar as entregas ibéricas. Em 2019, comprou 51% da unidade de transporte expresso do grupo logístico Rangel e quer ter centros de distribuição em todo os distritos …

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …

Ricardo Salgado queria afastar juíza por ser sobrinha de Ana Gomes

Um dos julgamentos que Salgado enfrenta é no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de Santarém por causa de coimas que lhe foram aplicadas pelo Banco de Portugal. O ex-banqueiro tentou atrasar o julgamento …

Afinal, Darwin poderá ter-se enganado em relação à seleção sexual

Um novo estudo sugere que Charles Darwin poderá ter-se enganado parcialmente em relação à teoria da seleção sexual. Charles Darwin foi um cientista cuidadoso. Em meados do século XIX, enquanto procurava evidências para a sua teoria …

“Não temos um presidente". Moedas arrasa Medina após divulgação da auditoria à CML

A auditoria interna da Câmara Municipal de Lisboa, apresentada ontem por Fernando Medina, está longe de pôr fim à polémica em torno do envio de dados pessoais de manifestantes a embaixadas estrangeiras. O presidente da Câmara …

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …