Suspeito do ataque junto ao Charlie Hebdo acusado de tentativa de homicídio

Ian Langsdon / EPA

O suspeito de ferir gravemente duas pessoas, na passada sexta-feira, à porta da antiga redação do semanário Charlie Hebdo, em Paris, foi acusado de “tentativa de homicídio relacionada com motivação terrorista”, segundo a AFP.

A informação foi adiantada pelo Ministério Público dedicado à luta contra o terrorismo (Pnat), que pediu a detenção preventiva do suspeito.

Um juiz também indiciou por “associação criminosa” terrorista o homem que tencionava atacar o semanário satírico e se apresenta agora como Zaheer Hassan Mahmoud, nascido no Paquistão há 25 anos.

Inicialmente, o suspeito tinha alegado chamar-se Hassan Ali e ter nascido, em 2002, no Paquistão, identidade com a qual beneficiou de assistência social à infância quando chegou a França, em 2018.

Confrontado com um documento paquistanês encontrado no seu telefone, “acabou por admitir qual é a sua verdadeira identidade e que tem 25 anos”, disse o procurador Jean-François Ricard, em conferência de imprensa realizada em Paris.

Além do principal suspeito, foram já detidas outras seis pessoas pelas autoridades francesas antiterrorismo por alegada ligação ao ataque, que fez dois feridos graves. As duas vítimas são jornalistas (um homem e uma mulher) da produtora de documentários PLTV.

O paquistanês confessou a autoria do ataque no sábado, justificando-o com a republicação no jornal satírico das caricaturas do profeta Maomé publicadas em 2014, algo que o suspeito alegou “não conseguir suportar”.

A 7 de Janeiro de 2015, dois irmãos, Saïd e Chérif Kouachi, forçaram a sua entrada nos escritórios do semanário satírico francês Charlie Hebdo em Paris. Armados com espingardas e outras armas, mataram 12 pessoas e feriram outras 11.

// Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …