“Pai, pára o ardor!” Há suspeitas de que a Turquia usou fósforo branco contra civis curdos

Inspetores de armas químicas da ONU estão a investigar suspeitas de que as forças turcas usaram munições carregadas com fósforo branco sobre civis curdos.

Mohammed Hamid, de 13 anos, sofreu queimaduras graves na sequência da ofensiva militar turca no nordeste da Síria, na semana passada. Esta terça-feira, o jovem foi transferido para o aeroporto de Erbil, no Curdistão iraquiano, para viajar até França onde está agora a receber tratamento médico.

Segundo o Expresso, o adolescente vive em Ras al-Ayn, uma cidade na fronteira entre a Síria e a Turquia. Depois de vários dias de sofrimento, Mohammed chegou finalmente a solo francês, para receber tratamento médico adequado às suas necessidades.

Inicialmente, o pai levou-o a um hospital curdo, a cerca de 40 quilómetros da sua cidade natal, tendo demorado 12 horas a chegar. Mohammed esteve sem morfina ou analgésicos até chegar à unidade hospitalar e, à chegada, um jornalista do britânico do The Times testemunhou os gritos do jovem: “Pai, pai, pára o ardor!“.

Uma equipa de inspetores de armas químicas da ONU está a investigar as suspeitas de que as forças turcas usaram munições carregadas com fósforo branco contra civis curdos na Síria.

Hulusi Akar, ministro turco da Defesa, nega. “É um facto conhecido por todos que não há armas químicas no inventário das Forças Armadas turcas”, garantiu. Apesar de ser usado em operações de rotina, o fósforo branco é proibido em ataques contra civis por provocar queimaduras graves e dolorosas no contacto com a pele, informa o Expresso.

Rawaj Haji, da instituição de beneficência Barzani Charity Foundation, descreveu, em entrevista à France 24, que o corpo de Mohammed “está seriamente queimado“.

“Os médicos disseram que algumas partes estão mais de metade queimadas, enquanto outras estão queimadas em mais de 70%. Uma das mãos está tão queimada que ele não a pode usar. Ele precisa de profissionais para descobrir as razões das queimaduras e qual o tratamento a aplicar”, contou.

Na noite da passada terça-feira, Massoud Barzani, um político do Curdistão iraquiano, agradeceu no Twitter a Emmanuel Macron e ao “povo de França”. Uma hora mais tarde, confirmou-se que as palavras se deviam ao acolhimento de Mohammed em França.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …