“Pai, pára o ardor!” Há suspeitas de que a Turquia usou fósforo branco contra civis curdos

Inspetores de armas químicas da ONU estão a investigar suspeitas de que as forças turcas usaram munições carregadas com fósforo branco sobre civis curdos.

Mohammed Hamid, de 13 anos, sofreu queimaduras graves na sequência da ofensiva militar turca no nordeste da Síria, na semana passada. Esta terça-feira, o jovem foi transferido para o aeroporto de Erbil, no Curdistão iraquiano, para viajar até França onde está agora a receber tratamento médico.

Segundo o Expresso, o adolescente vive em Ras al-Ayn, uma cidade na fronteira entre a Síria e a Turquia. Depois de vários dias de sofrimento, Mohammed chegou finalmente a solo francês, para receber tratamento médico adequado às suas necessidades.



Inicialmente, o pai levou-o a um hospital curdo, a cerca de 40 quilómetros da sua cidade natal, tendo demorado 12 horas a chegar. Mohammed esteve sem morfina ou analgésicos até chegar à unidade hospitalar e, à chegada, um jornalista do britânico do The Times testemunhou os gritos do jovem: “Pai, pai, pára o ardor!“.

Uma equipa de inspetores de armas químicas da ONU está a investigar as suspeitas de que as forças turcas usaram munições carregadas com fósforo branco contra civis curdos na Síria.

Hulusi Akar, ministro turco da Defesa, nega. “É um facto conhecido por todos que não há armas químicas no inventário das Forças Armadas turcas”, garantiu. Apesar de ser usado em operações de rotina, o fósforo branco é proibido em ataques contra civis por provocar queimaduras graves e dolorosas no contacto com a pele, informa o Expresso.

Rawaj Haji, da instituição de beneficência Barzani Charity Foundation, descreveu, em entrevista à France 24, que o corpo de Mohammed “está seriamente queimado“.

“Os médicos disseram que algumas partes estão mais de metade queimadas, enquanto outras estão queimadas em mais de 70%. Uma das mãos está tão queimada que ele não a pode usar. Ele precisa de profissionais para descobrir as razões das queimaduras e qual o tratamento a aplicar”, contou.

Na noite da passada terça-feira, Massoud Barzani, um político do Curdistão iraquiano, agradeceu no Twitter a Emmanuel Macron e ao “povo de França”. Uma hora mais tarde, confirmou-se que as palavras se deviam ao acolhimento de Mohammed em França.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …