Susan B. Anthony foi condenada em 1872 por tentar votar. Foi agora perdoada Trump

Anna Moneymaker / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu esta semana um indulto a Susan B. Anthony, uma norte-americana que em 1872 foi detida por tentar votar nas eleições presidenciais.

Depois de anos a defender que as mulheres também tinham o direito de votar, Susan Brownell Anthony acabou por ser detida em 1872 em Rochester, Nova Iorque, por tentar registar um boletim de voto, sendo também condenada a uma multa de 100 dólares.

Susan B. Anthony, julgada por um júri constituído apenas por homens, disse que nunca pagaria um cêntimo da multa, uma vez que considerava a sua pena injusta – e nunca chegou a pagar, refere a emissora britânica BBC.

A norte-americana, considerada uma figura crucial na luta das mulheres pelo direito do voto no país, ainda chegou a viajar pelos Estados Unidos, realizando dezenas de palestras e alguns protestos em prol do movimento sufragista, mas não viveria o suficiente para chegar a ver as mulheres votarem. Acabaria por morrer em 1906, aos 86 anos, ainda antes da assinatura da 19.ª emenda, a 18 de agosto de 1920.

 

Agora, no centenário desta data histórica para os Estados Unidos, Susan B. Anthony recebeu um indulto presidencial, interpretado por muitos como uma “jogada política” de Donald Trump. “Porque é que demorou tanto tempo?“, questionou o Presidente norte-americano durante a cerimónia, que decorreu na passada quinta-feira.

O museu dedicado à memória de Susan B. Anthony, que tem o seu nome, recusou o perdão de Donald Trump. “Se alguém quiser homenagear Susan B. Anthony nos dias de hoje, tomar uma posição contra qualquer forma de supressão de eleitores seria bem-vinda”, sugeriu o organismo, citado pelo Huff Post.

A ativista também gera alguma controvérsia, uma vez que há quem afirme que Susan B. Anthony terá marginalizado mulheres negras que também lutavam pelo sufrágio feminino e que a sua posição sobre o aborto não é totalmente clara.

Dias antes do indulto, Donald Trump anunciou o seu apoio à construção de um monumento em homenagem às sufragistas norte-americanas em Washington.

A BBC recorda que estes acontecimentos ocorrem durante a corrida à Casa Branca, em que Donald Trump vai medir forças com o democrata Joe Biden.

Donald Trump estará a tentar conseguir o votos as eleitoras norte-americanas que vivem nos subúrbios do país, que, em geral, concentram famílias de classe média e alta – grupo em que a aprovação do Presidente tem vindo a cair desde 2016.

As eleições presidenciais estão agendadas para novembro deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

José Sócrates vai ser julgado por juíza encarregue do caso Rui Pinto

O sorteio do coletivo que vai ficar com o julgamento de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, aconteceu esta sexta-feira feira. Margarida Alves, que tem estado a julgar Rui Pinto, é a escolhida. Além de …

Von der Leyen vem a Lisboa na próxima quarta-feira dar "luz verde" ao PRR

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desloca-se a Lisboa na próxima quarta-feira, com o objetivo de anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, ainda sujeito a aprovação …

"Os brasileiros emergiram da selva", declarou Presidente argentino

Durante uma visita do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez à Argentina, o Presidente Alberto Fernández indicou que "os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos de barco. Em barcos …

Distrital e concelhia irão tomar decisão sobre candidato do PS no Porto

O secretário-geral adjunto do PS recusou nesta sexta-feira esclarecer se é candidato à Câmara Municipal do Porto, remetendo para a distrital e para a concelhia dos socialistas a decisão sobre o cabeça-de-lista à autarquia nas …

PS considera “lamentável” caso da Câmara de Lisboa e critica "atitude cínica" de Rio

O secretário-geral adjunto do PS considerou hoje “lamentável" a partilha de dados de manifestantes russos pela Câmara de Lisboa e anunciou que o Governo está a preparar uma nova lei sobre o direito de manifestação. Em …

Oito concelhos dos distritos de Faro e Bragança em risco máximo de incêndio

Oito concelhos dos distritos de Faro e Bragança apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de São Brás …

Encontrado num saco no mar o corpo de Olivia, uma das irmãs raptadas pelo pai em Tenerife

O corpo da pequena Olivia, de 6 anos, uma das duas irmãs raptadas pelo pai em Tenerife, nas Ilhas Canárias, foi encontrado no fundo do mar, dentro de um saco. Ao seu lado, estava outro …

Bolsonaro quer desobrigar o uso de máscara para vacinados

O Presidente brasileiro afirmou, esta quinta-feira, que o seu Governo irá publicar um parecer que desobriga o uso de máscaras para cidadãos já vacinados contra a covid-19 e para os que já estiveram infetados. "Acabei de …

Porto capta mais fundos europeus do que 112 municípios juntos

O concelho do Porto viu aprovados 1406 milhões de fundos europeus do Portugal 2020, tendo captado mais verbas do que 112 municípios juntos. De acordo com o semanário Expresso, o Porto conseguiu captar mais de 1,4 …

Primeiro-ministro britânico quer compromissos sobre vacinas e apoio a países em desenvolvimento

Mil milhões de vacinas anti-covid-19, um sistema de alerta mundial para novas pandemias e financiamento do ensino de raparigas em países em desenvolvimento são algumas das metas propostas pelo primeiro-ministro britânico para a cimeira do …