Susan B. Anthony foi condenada em 1872 por tentar votar. Foi agora perdoada Trump

Anna Moneymaker / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu esta semana um indulto a Susan B. Anthony, uma norte-americana que em 1872 foi detida por tentar votar nas eleições presidenciais.

Depois de anos a defender que as mulheres também tinham o direito de votar, Susan Brownell Anthony acabou por ser detida em 1872 em Rochester, Nova Iorque, por tentar registar um boletim de voto, sendo também condenada a uma multa de 100 dólares.

Susan B. Anthony, julgada por um júri constituído apenas por homens, disse que nunca pagaria um cêntimo da multa, uma vez que considerava a sua pena injusta – e nunca chegou a pagar, refere a emissora britânica BBC.

A norte-americana, considerada uma figura crucial na luta das mulheres pelo direito do voto no país, ainda chegou a viajar pelos Estados Unidos, realizando dezenas de palestras e alguns protestos em prol do movimento sufragista, mas não viveria o suficiente para chegar a ver as mulheres votarem. Acabaria por morrer em 1906, aos 86 anos, ainda antes da assinatura da 19.ª emenda, a 18 de agosto de 1920.

 

Agora, no centenário desta data histórica para os Estados Unidos, Susan B. Anthony recebeu um indulto presidencial, interpretado por muitos como uma “jogada política” de Donald Trump. “Porque é que demorou tanto tempo?“, questionou o Presidente norte-americano durante a cerimónia, que decorreu na passada quinta-feira.

O museu dedicado à memória de Susan B. Anthony, que tem o seu nome, recusou o perdão de Donald Trump. “Se alguém quiser homenagear Susan B. Anthony nos dias de hoje, tomar uma posição contra qualquer forma de supressão de eleitores seria bem-vinda”, sugeriu o organismo, citado pelo Huff Post.

A ativista também gera alguma controvérsia, uma vez que há quem afirme que Susan B. Anthony terá marginalizado mulheres negras que também lutavam pelo sufrágio feminino e que a sua posição sobre o aborto não é totalmente clara.

Dias antes do indulto, Donald Trump anunciou o seu apoio à construção de um monumento em homenagem às sufragistas norte-americanas em Washington.

A BBC recorda que estes acontecimentos ocorrem durante a corrida à Casa Branca, em que Donald Trump vai medir forças com o democrata Joe Biden.

Donald Trump estará a tentar conseguir o votos as eleitoras norte-americanas que vivem nos subúrbios do país, que, em geral, concentram famílias de classe média e alta – grupo em que a aprovação do Presidente tem vindo a cair desde 2016.

As eleições presidenciais estão agendadas para novembro deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …