Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses.

Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que “as investigações preliminares sugerem que os elefantes estão a morrer de anthrax, enquanto outros morreram devido aos efeitos da seca”. Nos últimos dois meses, avança a TSF, mais de 100 elefantes morreram no país.

O Departamento de Vida Selvagem e Parques Naturais do país explica que “devido à seca, os elefantes acabam por ingerir solo enquanto pastam, ficando expostos aos esporos da bactéria que causa o anthrax”, a Bacillus anthracis.



A Elephants Without Borders explica que, através de uma observação aérea, conseguiu perceber que as carcaças de elefante aumentaram em 593% entre 2014 e 2018, principalmente devido à caça ilegal, à qual se junta a seca como fator de mortalidade.

As mortes mais recentes ocorreram no Rio Chobe e na zona de Nantanga, no norte do Botswana, onde esta semana foram encontrados 14 elefantes. As carcaças dos animais vão ser queimadas para impedir que o surto de anthrax alastre a outros animais.

O anthrax é causado por uma bactéria encontrada naturalmente no solo e afeta animais domésticos e selvagens quando estes inspiram ou ingerem esporos em solo ou água contaminados, explica o Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos.

A substância não é contagiosa e os humanos só podem ser infetados através da ingestão da bactéria. No caso dos animais, a prevenção é efetuada a partir de vacinação regular.

No Botswana estão quase um terço dos elefantes do continente africano – cerca de 130 mil – e o país cancelou a proibição sobre a caça de grandes espécies para combater um conflito em crescimento entre humanos e animais selvagens.

A seca extrema no país – que afeta outros países no sul de África – é causada pela falta de chuva, que tem estado abaixo da média desde o El Nino, em 2015.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É o Governo que tem poder de decidir", diz Marcelo sobre Lisboa

O Presidente da República, que se encontra nos Estados Unidos, escusou-se a comentar as medidas sanitárias decretadas pelo Governo em relação à Área Metropolitana de Lisboa. O Chefe de Estado voltou a frisar à RTP que …

Em Portugal, cinco pessoas morreram após terem vacinação completa. Números não são "preocupantes"

Segundo a Direção-Geral de Saúde, 1.231 pessoas ficaram infetadas com covid-19 já depois de ter concluído o processo de vacinação há 14 dias, 26 delas estão internadas. A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou a existência de …

Aulas acabam hoje para 240 mil alunos. Ano correu "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas"

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos.Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte …

Benfica pode perder Grimaldo e Nuno Tavares, mas tem trunfo do Brasileirão na manga

Confrontado com a possibilidade de perder os seus dois laterais-esquerdos, Álex Grimaldo e Nuno Tavares, o Benfica estuda a contratação de Guilherme Arana. O Benfica pode perder dois laterais-esquerdos neste mercado de transferências. A situação de …

"Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição pode estar muito perto de ganhar" à Alemanha

A última vitória de Portugal frente à Alemanha foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição. Na antecipação do novo embate entre as duas equipas …

Rui Moreira recandidata-se ao último mandato com a promessa de um "futuro ainda melhor" para o Porto

O atual presidente da Câmara do Porto afirmou, esta quinta-feira, querer concluir os projetos que a pandemia da covid-19 "atrasou" e ter condições para "projetar um futuro ainda melhor" para a cidade. "Quero concluir os projetos …

Nomeações para o Estado são uma "prática abusiva" e estão "viciadas"

Sete em cada dez dirigentes da Administração Pública nomeados pelo Governo, após passarem o crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap), já ocupavam o cargo em regime de substituição. Neste regime, …

Genk e Antuérpia querem "roubar" Vertonghen a custo zero

Genk e Antuérpia estão a tentar que o Benfica rescinda contrato com Jan Vertonghen para que possam avançar para a contratação a custo zero do internacional belga. Aos 34 anos de idade, Jan Vertonghen não caminha …

Em 2013, Costa decidiu que a CML só enviaria dados à PSP e MAI. Ordem não foi respeitada

António Costa, então presidente da Câmara de Lisboa, decidiu em 2013 que não competia à autarquia estabelecer medidas de segurança, pelo que a partir dali a única coisa que os serviços iriam fazer era reencaminhar …

Ordem dos Advogados diz que fechar AML é "inconstitucional". Há 18 exceções na proibição de circulação

Face ao elevado número de casos na região de Lisboa, o Governo anunciou, esta quinta-feira, a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) durante o fim-de-semana. O bastonário da Ordem …