Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses.

Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que “as investigações preliminares sugerem que os elefantes estão a morrer de anthrax, enquanto outros morreram devido aos efeitos da seca”. Nos últimos dois meses, avança a TSF, mais de 100 elefantes morreram no país.

O Departamento de Vida Selvagem e Parques Naturais do país explica que “devido à seca, os elefantes acabam por ingerir solo enquanto pastam, ficando expostos aos esporos da bactéria que causa o anthrax”, a Bacillus anthracis.

A Elephants Without Borders explica que, através de uma observação aérea, conseguiu perceber que as carcaças de elefante aumentaram em 593% entre 2014 e 2018, principalmente devido à caça ilegal, à qual se junta a seca como fator de mortalidade.

As mortes mais recentes ocorreram no Rio Chobe e na zona de Nantanga, no norte do Botswana, onde esta semana foram encontrados 14 elefantes. As carcaças dos animais vão ser queimadas para impedir que o surto de anthrax alastre a outros animais.

O anthrax é causado por uma bactéria encontrada naturalmente no solo e afeta animais domésticos e selvagens quando estes inspiram ou ingerem esporos em solo ou água contaminados, explica o Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças dos Estados Unidos.

A substância não é contagiosa e os humanos só podem ser infetados através da ingestão da bactéria. No caso dos animais, a prevenção é efetuada a partir de vacinação regular.

No Botswana estão quase um terço dos elefantes do continente africano – cerca de 130 mil – e o país cancelou a proibição sobre a caça de grandes espécies para combater um conflito em crescimento entre humanos e animais selvagens.

A seca extrema no país – que afeta outros países no sul de África – é causada pela falta de chuva, que tem estado abaixo da média desde o El Nino, em 2015.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …