Gulit, Seedorf e van Dijk. Suriname é a maior fábrica de talentos da seleção holandesa

KNVB Media

Virgil Van Dijk

Ruud Gullit, Clarence Seedorf ou Virgil van Dijk são três dos muitos jogadores que poderiam ter optado por representar a seleção do Suriname. A realidade pode estar agora a mudar.

Suriname está longe de ser uma seleção competitiva no panorama do futebol mundial. O pequeno país localizado na costa nordeste da América do Sul tem uma população de apenas 580 mil habitantes. O seu único título foi conquistado no Campeonato de Nações da CFU em 1977, uma competição apenas disputada por seleções das Caraíbas.

A Holanda tem um forte contingente de 300 mil surinameses, mais de metade da população do país sul-americano. Naturalmente, muitos acabam por escolher representar a ‘laranja mecânica’, mas nem todos têm o talento para jogar por uma seleção tão prestigiosa. Seria de pensar que, face a isto, optassem por jogar pelo Suriname – mas esse não é o caso.

O Suriname desencoraja a dupla cidadania e os jogadores surinameses-holandeses que adquiriram um passaporte holandês são impedidos de representar a seleção sul-americana.

É pouco provável que conheça algum jogador que represente a seleção do Suriname, já que é maioritariamente recheada de jogadores do campeonato nacional amador. Em contrapartida, é certo que conhece uma série de jogadores nascidos lá ou de ascendência surinamesa.

Ruud Gullit, Frank Rijkaard, Edgar Davids, Clarence Seedorf, Patrick Kluivert, Aron Winter e Jimmy Floyd Hasselbaink são alguns jogadores retirados que poderiam ter representado a seleção do Suriname. Todos eles representaram a seleção holandesa.

Mesmo na atualidade, a quantidade de jogadores que poderiam representar a seleção do Suriname é longa e cheia de qualidade.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by COPA90 | Football | Soccer ⚽️ (@copa90) on

Michel Vorm (Tottenham), Virgil van Dijk (Liverpool), Jeffrey Bruma (Wolfsburgo), Stefano Denswill (Bolonha), Sergiño Dest (Barcelona), Jaïro Riedewald (Crystal Palace), Denzel Dumfries (PSV), Sean Klaiber (Ajax), Giorgino Wijnaldum (Liverpool), Ryan Gravenberch (Ajax), Xavi Simons (PSG), Calvin Stengs (AZ Alkmaar), Javairó Dilrosun (Hertha), Donyell Malen (PSV), Quincy Promes (Ajax), Steven Bergwijn (Tottenham), Justin Kluivert (RB Leipzig) e Ryan Babel (Galatasaray) são algumas das estrelas que poderíamos ver a representar o Suriname.

Jogadores como Wijnaldum, Lens e Promes já doaram fundos, chuteiras e outros recursos para ajudar o país a crescer no palco do futebol.

As regras de cidadania são o maior obstáculo para este pequeno país, mas pode haver uma luz ao fundo do túnel, realça o COPA90. Em outubro, um acordo foi fechado com o Governo de forma a alterar a interpretação da lei de cidadania, permitindo que jogadores com raízes surinamesas jogassem pela seleção nacional.

Isto permitiu que jogadores como Nigel Hasselbaink, sobrinho do antigo avançado do Boavista e do Campomaiorense, Jimmy Floyd, pudesse representar a seleção do Suriname. Pela primeira vez desde 1985, a seleção qualificou-se para a CONCACAF Gold Cup.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara vence na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu hoje por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor Proeski, …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …

Sporting quer faturar até 35 milhões de euros com Jovane e Matheus Nunes

O Sporting quer faturar em grande com as vendas de Jovane Cabral e Matheus Nunes. Os 'leões' esperam conseguir uma verba entre os 28 e os 35 milhões de euros pelos dois jogadores. Esta pode ter …